O que uma possível delação de Eike pode revelar

Defesa do empresário nega acordo, mas ele chegou a afirmar, antes de ser preso, que passaria Brasil a limpo


Depois de ser preso, na última segunda-feira (30), acusado de pagar propina ao ex-governador do Rio Sérgio Cabral, dentro de um esquema que ocultou milhões de reais no exterior, Eike Batista falou com alguns repórteres e chegou a dizer, antes de embarcar de Nova York para o Brasil, que iria passar o país a limpo.

Desde então, especulações sobre uma possível delação do empresário rondam os corredores de Brasília.

No entanto, o advogado de Eike Batista, o criminalista Fernando Martins, reafirmou, na tarde de terça-feira (31), que ainda não definiu se o empresário irá fechar acordo de delação premiada. "A princípio não há possibilidade de delação", disse Martins.

Veja lista das possíveis relações que podem ser detalhadas por Eike aos investigadores da Lava Jato.

Entre elas está a contratação da Termoluma, uma das usinas térmicas montadas para suprir o Nordeste de energia durante o apagão, ainda no governo de Fernando Henrique Cardoso.

O empresário também teria sido auxiliado por políticos como José Sarney, Edison Lobão, Aécio Neves, além de Sérgio Cabral.

Também devem constar os inúmeros pedidos de ajuda feitos pelos emissários do PT para saldar as contas da primeira eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002, e prontamente atendidos pelo empresário.

Além da remuneração ao ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa para levar ao porto do Açu um terminal de transbordo de petróleo, o que não aconteceu, e do acordo com o ex-presidente Lula para a venda de uma sonda petrolífera à Sete Brasil, que também não deu certo.

Também os negócios bem sucedidos de Eike junto ao governo, que envolviam o BNDES, o Fundo de Marinha Mercante e a Caixa Econômica Federal. Segundo ela, o empresário tinha a seu favor, atuando como lobistas, Guido Mantega, Fernando Pimentel e o próprio Lula.

No caso de Lula, o ex-presidente teria pressionado para que dirigentes da petroleira estatal russa comprassem a OGX. Já Dilma teria ligado para membros do governo da Malásia para sugerir que “era interesse do estado brasileiro” que os malaios comprassem a petroleira de Eike. Sob Dilma, o estaleiro X ganhou um contrato de construção de plataformas para a Petrobras.



COMENTÁRIOS

BLOGGER: 1
Loading...
Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: O que uma possível delação de Eike pode revelar
O que uma possível delação de Eike pode revelar
https://2.bp.blogspot.com/-FzVHTF43CSI/WJIJF79qzwI/AAAAAAAAEbE/_f0eRVcI6r4FZYrdw4LCtusmQVv6IzEMQCLcB/s640/17031167.jpeg
https://2.bp.blogspot.com/-FzVHTF43CSI/WJIJF79qzwI/AAAAAAAAEbE/_f0eRVcI6r4FZYrdw4LCtusmQVv6IzEMQCLcB/s72-c/17031167.jpeg
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2017/02/o-que-possivel-delacao-de-eike-batista.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2017/02/o-que-possivel-delacao-de-eike-batista.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar