Eunício Oliveira tenta se descolar da gestão de Renan no Senado

Na quinta-feira passada, dia 16, Eunício despachou de volta para a Câmara o projeto 10 Medidas Contra a Corrupção


O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), tenta descolar sua imagem da do seu antecessor, Renan Calheiros (PMDB-AL), e de outros caciques peemedebistas da Casa que são investigados na Operação Lava Jato, como o líder do governo no Congresso, Romero Jucá (PMDB-RR), e o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Edison Lobão (PMDB-MA).

Na quinta-feira passada, dia 16, Eunício despachou de volta para a Câmara o projeto 10 Medidas Contra a Corrupção, que foi aprovado pelos deputados com alterações. Depois de seguir para o Senado, o ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux determinou, em dezembro, a devolução do pacote para as Câmara, mas a decisão foi ignorada por Renan, então presidente do Senado. Em conversas reservadas, Eunício teria dito que não teria a mesma postura de enfrentamento com o Judiciário de seu antecessor.

No dia anterior, Eunício já havia atuado como "conciliador" em uma polêmica criada pelo colega de bancada Romero Jucá. Foi ele quem pediu a Jucá para retirar de tramitação a proposta de emenda à Constituição (PEC) que blindava todos os membros da linha sucessória de serem investigados pela Justiça por atos cometidos antes do mandato. A proposta beneficiaria diretamente o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado.

Eunício alegou desconhecer o projeto e, após repercussão negativa, foi ao gabinete de Jucá pedir que ele retirasse a proposta. "Fui pessoalmente conversar com ele. Fiz um apelo para que retirasse e ele já retirou, não consta mais no sistema", afirmou o presidente do Senado na ocasião. O receio do peemedebista era de que a opinião pública se voltasse contra ele, que seria beneficiado pelo projeto. "Não poderia fazer tramitar essa proposta, ia parecer que eu estava legislando em causa própria".

Em outra ocasião, Eunício também se distanciou da articulação para antecipar a sabatina do ministro licenciado da Justiça, Alexandre de Moraes, indicado para o cargo de ministro do Supremo. Enquanto Jucá e Renan operavam na CCJ para acelerar o processo, Eunício afirmava que não via razão para antecipar os questionamentos a Moraes. Jucá e Renan acabaram vencidos. A sabatina do ministro licenciado está marcada para esta terça-feira, 21.

Novamente em lados opostos, Eunício e Renan divergiram sobre a distribuição de comissões. Eunício passou as duas primeiras semanas insistindo que os líderes acertassem as presidências dos colegiados com base na proporcionalidade. Ele chegou a alfinetar o ex-presidente da Casa.
"Esse não será o Senado da Agenda Brasil nem da pauta do presidente, será o Senado das comissões".
Eunício Oliveira.
Apesar de tentar buscar uma imagem de "independência" de seus correligionários implicados na Lava Jato, o presidente do Senado, que está no primeiro mandato, sempre foi próximo dos caciques do PMDB. Mesmo com as divergências dos últimos dias, interlocutores afirmam que Eunício trabalha em conjunto com Renan e Jucá.
Informações: O Estado de S. Paulo

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: Eunício Oliveira tenta se descolar da gestão de Renan no Senado
Eunício Oliveira tenta se descolar da gestão de Renan no Senado
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjgmEps_ixPMet1De5riidsoWSYfvWbDBtSLNbSb9pQd4CdOstC5vw3PUS0rMSs_9sLgDQySTiZd-bF29bS1aRGwtUFDefRlAyVC8UkTmxji4VnLbVQzqy9a36cqXN1gOTA-PsJGTjuG1M/s640/imagem_materia.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjgmEps_ixPMet1De5riidsoWSYfvWbDBtSLNbSb9pQd4CdOstC5vw3PUS0rMSs_9sLgDQySTiZd-bF29bS1aRGwtUFDefRlAyVC8UkTmxji4VnLbVQzqy9a36cqXN1gOTA-PsJGTjuG1M/s72-c/imagem_materia.jpg
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2017/02/eunicio-oliveira-tenta-se-descolar-da.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2017/02/eunicio-oliveira-tenta-se-descolar-da.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar