Danilo Forte pede celeridade aos parlamentares da comissão do novo Código de Processo Penal (CPP)

A grande quantidade de prisões preventivas, suas consequências e soluções foram outros temas abordados


O deputado Danilo Forte presidiu, na tarde desta terça-feira, 14, mais uma audiência pública da comissão especial que analisa o novo Código de Processo Penal (PL 804/10). O parlamentar destacou urgência na entrega de um texto que modernize a lei dentro de um ambiente democrático.

Em seu discurso de abertura, Danilo Forte destacou a necessidade de agilidade no trabalho da comissão.
Em um momento conjuntural como esse em que o Brasil vive, com relação a crise da segurança pública, a principal resposta que essa casa pode dar para a sociedade brasileira é exatamente entregar o novo Código de Processo Penal. Precisamos dar praticidade e velocidade ao processo penal, sempre deixando registrada a preocupação com as garantias tanto do réu quanto das vítimas”, explica.
Para contribuir com o debate, foram chamados para compor a mesa o professor de criminologia da Faculdade de Direito da Universidade da São Paulo (USP), Maurício Dieter, o secretário do Instituto Brasileiro de Direto Processual Penal, André Maya, e o advogado e professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Ricardo Gloeckner.

Os convidados destacaram o excesso de prisões preventivas e suas consequências. André Maya explicou que "40% da população carcerária no Brasil, de acordo com o levantamento divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça, em 2016, é representada por presos provisórios, o que representa, em torno, 250 mil presos. Exatamente o número do déficit do sistema prisional brasileiro", afirma.

Para o professor Maurício Dieter, é preciso reduzir os limites temporais definidos no projeto em relação a prisão preventiva. “São extensos demais e, se aplicados, não só não resolve, como podem agravara atual situação carcerária. A proposta aqui é estabelecer o prazo máximo de 60 dias, apenas renováveis se existirem fatos novos para justificarem prorrogação”, explica.

O professor Ricardo Gloeckner defende a necessidade de realizar alterações na redação de artigos do atual Código de Processo Penal. “Devemos fazer uma triagem dos termos utilizados para que o parlamento não entregue na mão da magistratura aquilo que entende ser um comportamento censurável e que não oferece segurança jurídica nenhuma”.

Novos debates
Danilo Forte convocou uma reunião entre os membros da mesa diretora e relatores com o objetivo de montar um cronograma para a definição dos prazos de votação da CPP. O encontro será realizado na próxima quinta-feira, 16.

Durante a audiência também foi divulgada a realização de audiências públicas regionais. Fortaleza sediará o próximo encontro, no dia 3 de março, no auditório da Ordem dos Advogados do Estado do Ceará (OAB-Ce), das 9h às 13h.

Para contribuir com o trabalho da comissão, os parlamentares do colegiado aprovaram o requerimento que convoca um novo debate sobre a revisão do novo CPP com a presença do juiz federal Sérgio Fernando Moro.
Informações: Assessoria de Comunicação

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: Danilo Forte pede celeridade aos parlamentares da comissão do novo Código de Processo Penal (CPP)
Danilo Forte pede celeridade aos parlamentares da comissão do novo Código de Processo Penal (CPP)
https://2.bp.blogspot.com/-xCyhdHYdu_k/WKOcXONgOYI/AAAAAAAAEy0/-DUqGUSabScS1AM4RMgSPu6Pt-xJkHsKQCLcB/s640/unnamed%2B%25282%2529.jpg
https://2.bp.blogspot.com/-xCyhdHYdu_k/WKOcXONgOYI/AAAAAAAAEy0/-DUqGUSabScS1AM4RMgSPu6Pt-xJkHsKQCLcB/s72-c/unnamed%2B%25282%2529.jpg
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2017/02/danilo-forte-pede-celeridade-aos.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2017/02/danilo-forte-pede-celeridade-aos.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar