Cartão de crédito: o que muda com as novas regras do rotativo

Objetivo das novas regras é evitar o endividamento do consumidor, que paga altas taxas quando não quita o valor integral da fatura no vencimento


As novas regras para utilização do crédito rotativo do cartão entram em vigor no dia 3 de abril, de acordo com a Folha de S. Paulo. O objetivo das mudanças é evitar o endividamento do consumidor, que paga altas taxas quando não quita o valor integral da fatura no seu vencimento. Os juros aplicados sobre o valor remanescente multiplicam a dívida em pouco tempo. Para evitar isso, após a mudança, o valor será parcelado pelo banco automaticamente, a taxas bem mais baixas.

Saiba o que muda e como utilizar as novas regras a favor do seu bolso.

Por que o juro do cartão de crédito é tão caro?

O crédito rotativo é uma linha pré-aprovada, disponibilizada para emergências. Como o risco de calote é maior, os bancos precisam fazer uma reserva para cobrir os casos de inadimplência. E isto aumenta os juros.

Depois de quanto tempo a minha dívida será automaticamente parcelada pela instituição financeira?

Os clientes que não pagarem o valor integral da fatura do cartão poderão utilizar o crédito rotativo por no máximo 30 dias. Passando este prazo, a dívida será parcelada a taxas mais baixas. Como a medida entra em vigor no dia 3 de abril, os parcelamentos começarão a acontecer já no começo de maio.

Quais serão as características do parcelamento?

As regras serão estabelecidas por cada instituição financeira. No geral, o cliente poderá escolher em quantas vezes quer pagar. Os bancos deverão divulgar as suas condições de parcelamento e enviar os novos contratos dos cartões de crédito até março. Se o cliente não concordar com as condições, poderá cancelar o cartão e buscar por outro que mais se adeque às suas necessidades.

O parcelamento será automático ou tenho que solicitar?

Será automático. Aliás, é esta a principal mudança. Atualmente, os clientes já têm a opção de parcelar a dívida, mas acabam não aderindo ao parcelamento na esperança de conseguir quitar o montante pouco depois. No entanto, como o valor residual é submetido a altas taxas, o pagamento se torna, muitas vezes, inviável.

E se eu não quiser parcelar?

Terá de pagar a fatura integralmente dentro de 30 dias do seu vencimento.

Posso escolher a linha de crédito que quero utilizar?

Vai depender do banco. Contudo, se o cliente optar por um consignado ou qualquer outra linha de crédito pessoal, já pode fazê-lo como funciona hoje. Basta procurar o banco para solicitar um empréstimo, antes que a dívida do cartão seja parcelada automaticamente, e usar o valor para pagar a fatura.

Poderei usar o crédito rotativo novamente se estiver com um parcelamento ativo?

Sim, o crédito rotativo continuará disponível para os valores não parcelados. Ou seja, se o cliente não pagar o parcelamento, a dívida não será incluída no rotativo. Então, o cliente terá de pagar a parcela, mais, ao menos, 15% do valor da fatura.

O que acontece se eu não conseguir pagar o parcelamento?

Será considerado inadimplente e terá o cartão bloqueado.

Quais as vantagens da medida?

Para os consumidores, a dívida para de crescer, facilitando o pagamento. Para os bancos, cai o risco de calote, que é exatamente o que torna o crédito rotativo mais caro.

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: Cartão de crédito: o que muda com as novas regras do rotativo
Cartão de crédito: o que muda com as novas regras do rotativo
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjF-VKetqmge2KlF5k8L2sSHQdsHUB5SD4SzIgJerT58xWIWqaunks9Vg_X6sHJhyphenhypheny5FGsZrxlrgEdRlJRXLbPpvKO0uO2G90KgX3QM7pJLHizvzfbrikRhBvfPd6g1F6J8hsjQUmDzL6g/s640/Creditcards.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjF-VKetqmge2KlF5k8L2sSHQdsHUB5SD4SzIgJerT58xWIWqaunks9Vg_X6sHJhyphenhypheny5FGsZrxlrgEdRlJRXLbPpvKO0uO2G90KgX3QM7pJLHizvzfbrikRhBvfPd6g1F6J8hsjQUmDzL6g/s72-c/Creditcards.jpg
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2017/01/cartao-de-credito-o-que-muda-com-as.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2017/01/cartao-de-credito-o-que-muda-com-as.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar