Tecnologias que podem mudar radicalmente seu Wi-Fi em 2017

Entre as tecnologias esperadas para a melhoria do Wi-Fi, algumas se destacam e já são tendência pelo mundo, seja comprando aparelhos específicos ou alterando configurações com aplicativos para smartphone. 

O sistema de rede sem fio está presente em grande parte das casas com conexão de internet no Brasil. Com o número crescente de dispositivos móveis, como celulares, tablets e notebooks, a tecnologia se tornou quase obrigatória nos lares de quem precisa compartilhar o sinal com outras pessoas. Por isso, saber como melhorar seu Wi-Fi pode ajudar bastante no dia a dia.
Google WiFi quer popularizar redes mesh dentro de casa (Foto: Divulgação/Google)
REDES MESH

A a palavra inglesa “mesh” significa “malha” em português, ou seja, uma rede mesh seria, na verdade, uma malha interligada de pequenos pontos de rede. No Wi-Fi tradicional, um único roteador é responsável por pegar o sinal de banda larga e distribuir para os dispositivos conectados.

No entanto, se houver uma grande quantidade de aparelhos usando a internet, a rede começa a perder estabilidade e a ficar mais lenta para todos os usuários. Além disso, um único roteador não é capaz de cobrir uma área muito grande. Assim, se determinado aparelho está muito longe do roteador, o sinal passa a cair e a internet se torna mais lenta.

Uma rede mesh combina, com isso, vários roteadores/repetidores para criar uma malha de sinal, fornecendo uma cobertura estável e eficiente em todos os pontos da casa. Um bom exemplo de aparelho para rede mesh é o Google Wifi, um conjunto de aparelhos que, quando conectados à banda larga, melhoram a eficiência de toda a rede.

Isso ocorre porque ele tem softwares e algoritmos especiais que monitoram constantemente o uso da rede. Dessa maneira, se uma determinada máquina está fazendo um streaming de filme, ele recebe prioridade de banda, de forma que a transmissão nunca trave.

Além da promessa de simplicidade, OnHub tem funções extras (Foto: Divulgação/Google)

ROTEADORES INTELIGENTES

Os roteadores inteligentes, como o nome deixa bem claro, são roteadores melhores que os tradicionais, usados pela maioria das pessoas. Eles possuem uma série de funções e recursos que melhoram o uso de sua rede Wi-Fi.

Por exemplo, o OnHub SRT-AC1900, da Asus, tem um conjunto de antenas que identificam a melhor combinação entre elas para proporcionar a maior velocidade possível na rede. Elas também alternam automaticamente entre as bandas de frequência (2,4 e 5 GHz), dependendo da necessidade.

Além disso, os roteadores inteligentes contam com aplicativos que acessam as configurações facilmente e permitem alterar todo tipo de parâmetro. Assim como em uma rede mesh, os roteadores smart são capazes de distribuir a banda de forma inteligente, priorizando os aparelhos que, no momento, estão precisando de mais banda.

Aplicativos para celular podem ajudar a controlar o Wi-Fi (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

APLICATIVOS DE CONTROLE

Nas lojas de apps, como Google Play Store e App Store, há diversos programas que prometem dar ao usuário um maior controle sobre suas redes wireless. Muitos desses softwares não são novidade, mas eles têm melhorado bastante.

A tendência para os próximos anos é que esses apps melhorem e forneçam funções variadas, como trocar a frequência da banda, restringir o acesso a determinados serviços, filtrar os dispositivos por endereço MAC, entre outras informações.

Isso já é, em partes, uma realidade com os aplicativos dedicados de roteadores como o OnHub, Google Wi-Fi e outros. No entanto, é esperado que, em um futuro muito próximo, esses aplicativos controlem facilmente qualquer roteador.

Com informações: G1/
TechTudo



COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: Tecnologias que podem mudar radicalmente seu Wi-Fi em 2017
Tecnologias que podem mudar radicalmente seu Wi-Fi em 2017
https://3.bp.blogspot.com/-BSa4pphKAUo/WAza6_lpCXI/AAAAAAAAC4Q/C07--Bv4Y7kpOqGR3QYv8iMu0Z9wkVn1QCLcB/s640/google_wifi11.jpg
https://3.bp.blogspot.com/-BSa4pphKAUo/WAza6_lpCXI/AAAAAAAAC4Q/C07--Bv4Y7kpOqGR3QYv8iMu0Z9wkVn1QCLcB/s72-c/google_wifi11.jpg
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2016/10/tecnologias-que-podem-mudar.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2016/10/tecnologias-que-podem-mudar.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar