Caucaia comemora 257 anos e emancipação politica

A posição geográfica torna Caucaia um ponto estratégico para receber investimentos de diversas naturezas. Suas praias são atraentes, sua topografia é de boa qualidade e a região tem bom acesso a rodovias e ferrovias, o que a torna atrativa do ponto de vista logístico. Mas o grande trunfo de Caucaia é o Complexo Portuário do Pecém.


O município de Caucaia, na Região Metropolitana da Grande Fortaleza, com cerca de 1.227 km², equivalente a 0,83% da superfície estadual, com um contingente populacional de 358.164 habitantes, comemora neste sábado (15) 257 anos de emancipação política.

Considerada uma das mais importantes cidades do Ceará, Caucaia possui o 3º maior PIB do Estado (13.212,47 reais). turístico do estado com mais de 300 mil turistas por ano. Caucaia tem 44 km de litoral, dos quais 28 km fazem parte das localidades litorâneas de Caucaia-Sede e é um dos principais palcos para a prática de esportes radicais. Os 16 km restantes pertencem ao distrito de Guararu e Catuana.

Cumbuco é o principal destino turístico de Caucaia. A localidade é conhecida mundialmente, por sua paisagem natural com lagoas, rios, dunas e, pela prática de esportes náuticos como o kitesurf, e o surf. Destaca-se ainda por ser a única área a ter todos os tipos de acomodações em Caucaia, incluindo-se um resort de bandeira internacional: o Hotel Vila Galé de origem portuguesa. Beneficia-se pela proximidade com a Metrópole Fortaleza e dos recursos financeiros privados e estatais. Estes são os fatores de motivação do crescimento, a cada ano, do número de turistas em Caucaia. Os dados atestam que o Cumbuco é o principal “enclave turístico” da RMF e do Ceará.

Histórico

O topônimo é de origem indígena e quer dizer mato queimado, de CAÁ (mato) e CAIA (queimado ou levemente), ou seja, bem queimado está o mato.

Caucaia foi um dos primeiros núcleos de população do Ceará. Seu povoamento teve início quando chegaram ali os jesuítas Luís Figueiras e Francisco Pinto, encarregados, pela Carta Régia de 22 de outubro de 1735, de iniciar na região uma segunda tentativa de colonização. Homens afeitos à catequese, os padres da Companhia de Jesus conseguiram aldear os índios caucaias, transformando-os em amigos e auxiliares em sua missão.

Por ocasião da luta entre o Marquês de Pombal e os jesuítas, o Governo português expediu, a 14 de setembro de 1758, ordem ao Ouvidor de Pernambuco, Bernardo Coelho Gama Casco, para sequestrar os bens desses religiosos naquela Capitania e suas anexas e para elevar à vila as aldeias indígenas que se encontravam sob a orientação dos jesuítas.

Elevado à categoria de Vila com a denominação de Vila Nova de Soure, em 1759, desmembrado da vila de Fortaleza.
Pela Resolução do Conselho Provincial de 06-05-1833, a vila é extinta.
Pela Resolução do Conselho Provincial de 13-12-1833, a vila é restaurada.
Pela Lei Provincial n.º 2, de 13-05-1835, a vila é extinta novamente.
Pela Lei Estadual n.º 1.156, de 04-12-1933, é criado o distrito de Cauípe.
Pelo Decreto-lei Estadual n.º 1.114, de 30-12-1943, o município de Soure passou a denominar-se Caucaia. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 6 distritos: Caucaia (ex-Soure), Cauípe, Guararu (ex-Primavera), Mirambé (ex-Taquara), Sítios Novos e Tucunduba.
Pela Lei Municipal n.º 549, de 05-03-1990, é criado o distrito de Jurema e anexo ao município de Caucaia.

Em divisão territorial datada de 1991, o município é constituído de 8 distritos: Caucaia, Bom Princípio, Catuana, Guararu, Jurema, Mirambé, Sítios Novos e Tucunduba.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: Caucaia comemora 257 anos e emancipação politica
Caucaia comemora 257 anos e emancipação politica
https://1.bp.blogspot.com/-B9UdEhFD0hA/WAII-3xdnDI/AAAAAAAACuw/cqLMzL7-un4qRw7YFkEYpkw4BbZoVC3KgCEw/s400/matriz.JPG
https://1.bp.blogspot.com/-B9UdEhFD0hA/WAII-3xdnDI/AAAAAAAACuw/cqLMzL7-un4qRw7YFkEYpkw4BbZoVC3KgCEw/s72-c/matriz.JPG
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2016/10/caucaia-comemora-257-anos-e-emancipacao.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2016/10/caucaia-comemora-257-anos-e-emancipacao.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar