Tomás Corrêia defende autonomia dos estados para criar municipios

Em discurso no Plenário nesta terça-feira (9), o senador Tomás Correia (PMDB-RO) pediu uma reflexão do Legislativo sobre a criação de municípios, defendendo a autonomia dos estados no que diz respeito à criação, fusão, incorporação ou desmembramento de municípios. O senador lembrou que há vários projetos de lei tramitando no Congresso sobre o assunto e pediu que deputados e senadores tratem o tema como prioridade.

O senador lembrou que a Constituição determina que os critérios para a criação de municípios devem decorrer de lei complementar federal e lamentou que, apesar das iniciativas legislativas, ainda não haja uma lei sobre o assunto.
Tomás Correia citou a Emenda Constitucional 57/2008, segundo a qual “ficam convalidados os atos de criação, fusão, incorporação e desmembramento de municípios cuja lei tenha sido publicada até 31/12/2006”. Por conta da emenda, disse o senador, no período de 2001 a 2010 surgiram apenas 58 municípios no Brasil, o que representaria um crescimento de menos de 1% no número de municípios no país. Ele assinalou que, entre 1950 e 1960, o número de municípios cresceu 32% e, entre 1960 e 1970, 30%. O senador criticou o que chamou de casuísmo da aprovação da Emenda Constitucional 57, já que a medida serviu, em sua avaliação, “para acomodar os municípios que foram criados”.
- Não teria sido mais fácil ter votado uma emenda constitucional devolvendo aos estados a competência para deliberarem sobre o assunto? Obviamente teria sido o melhor caminho – argumentou.
Na visão do senador, da forma como está a questão, o Brasil tem vivido uma federação de faz de contas, já que os estados não têm liberdade e autonomia para criar seus próprios municípios, dependendo de regra federal. Tomás Correia registrou que, em 2010, foi realizado um plebiscito para a emancipação do distrito de Extrema do município de Porto Velho, em Rondônia. Na votação do último domingo (7), também houve outro plebiscito para a emancipação do distrito de Tarilândia do município de Jaru, no mesmo estado. Segundo informou o senador, a emancipação teve mais de 90% de aprovação em ambas as consultas.
- Quem sabe da realidade local é a classe política do estado. Mas os tecnocratas do governo geralmente dizem que a criação de municípios representa aumento de despesa. O Brasil hoje é a sexta economia do mundo e precisa de descentralização administrativa – afirmou o senador.

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: Tomás Corrêia defende autonomia dos estados para criar municipios
Tomás Corrêia defende autonomia dos estados para criar municipios
http://4.bp.blogspot.com/-rmFAgvaGHg4/UHgSsRqeFYI/AAAAAAAAB80/qQ0QwDHSTLA/s320/images.jpg
http://4.bp.blogspot.com/-rmFAgvaGHg4/UHgSsRqeFYI/AAAAAAAAB80/qQ0QwDHSTLA/s72-c/images.jpg
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2012/10/tomas-correia-defende-autonomia-dos_12.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2012/10/tomas-correia-defende-autonomia-dos_12.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar