Sucessão em Fortaleza: Inácio Arruda lidera pesquisa IBOPE para Prefeitura de Fortaleza


O senador Inácio Arruda(PCdoB) lidera, com 26%, a preferência dos eleitores na disputa para a Prefeitura de Fortaleza, segunda a pesquisa IBOPE divulgada na noite desta quarta feira. O ex-deputado federal do DEM, Moroni Torgan, tem 23% das menções, o deputado estadual Heitor Férrer (PDT) tem 19% e Marcos Cals (PSDB), 15% das intenções de voto. Num universo de 504 eleiotores pesquisados, a margem é de 4%, o que indicaria uma disputa acirrada entre os líderes da pesquisa.
 
Inácio Arruda (PCdoB)
Moroni Torgan (DEM)
Heitor Ferrer (PDT)
Pesquisa do IBOPE Inteligência realizada entre os dias 28 e 30 de abril indica a possibilidade de uma disputa bastante acirrada para a Prefeitura de Fortaleza. Os pré-candidatos com maior expressão neste momento, de acordo com a pesquisa, são Inácio Arruda e Moroni Torgan, seguidos de perto por Heitor Férrer e Marcos Cals.
Neste momento, em que não há nenhuma definição oficial dos candidatos que concorrerão às próximas eleições, foram testados quatro cenários de intenção de voto, considerando possíveis nomes para esta disputa. Na primeira simulação, em que foram apresentados os nomes de sete 
Marcos Cals (PSDB)
possíveis pré-candidatos, aparecem tecnicamente empatados o Senador Inácio Arruda (PCdoB) com 26% das intenções de voto, Moroni Torgan (DEM) com 23% das menções e, no limite da margem de erro, Heitor Férrer (PDT) e Marcos Cals (PSDB), respectivamente com 19% e 15% das intenções de voto. Renato Roseno (PSOL) tem 7% das menções, enquanto Elmano Freitas(PT), preferido da atual prefeita Luizianne Lins, e Roberto Cláudio (PSB) são citados por 1% dos eleitores de Fortaleza. Brancos e nulos somam 5% dos entrevistados e 3% se declaram indecisos.

Espontânea


O IBOPE Inteligência também perguntou em quem os entrevistados votariam para prefeito espontaneamente, ou seja, sem a apresentação de nomes de candidatos. Nesta situação, 60% dos entrevistados declaram não saber em quem votariam ou não opinam sobre sua preferência. Moroni aparece com 6% das citações, seguido por Heitor Férrer e Marcos Cals, com 5% das menções cada um, e por Inácio Arruda, com 4%. A atual prefeita Luizianne Lins é citada por 3% dos entrevistados, assim como o candidato do PSOL, Renato Roseno. Os demais candidatos obtêm 1% ou menos das intenções de voto.


Avaliação da administração municipal


A administração da prefeita Luizianne Lins é avaliada positivamente por cerca de 1/5 dos eleitores fortalezenses (20%, soma dos índices ótima ou boa), enquanto 32% classificam-na como regular e 48% como ruim ou péssima.


Já na pergunta de aprovação da administração, 2/3 dos eleitores (66%) desaprovam a forma como Luizianne vem administrando Fortaleza e 30% aprovam a sua gestão. Não confiam em Luizianne 66% dos entrevistados e 29% declaram confiar na prefeita.


Avaliação das administrações estadual


A administração do governador Cid Gomes é avaliada de maneira positiva (ótima/ boa) por 44% dos eleitores, como regular por 42%, e de forma negativa por 12% (índice dos que avaliam como ruim ou péssima). Quando perguntados se aprovam o governo de Cid Gomes, 60% dos eleitores afirmam que apoiam o seu governo, contra 32% que afirmam não aprovar a administração. Os eleitores que confiam no Governador representam 56% do eleitorado e 36% não confiam.


Período de campo: a pesquisa foi realizada entre os dias 28 e 30 de abril de 2012. Foram entrevistados 504 eleitores.
Registro eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, sob protocolo nº CE-00001/2012.

Fonte: IBOPE

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: Sucessão em Fortaleza: Inácio Arruda lidera pesquisa IBOPE para Prefeitura de Fortaleza
Sucessão em Fortaleza: Inácio Arruda lidera pesquisa IBOPE para Prefeitura de Fortaleza
http://3.bp.blogspot.com/-r7dvD2Ipf9s/T6tBQUGGfNI/AAAAAAAABgM/gw_jXMjxKYA/s400/senador-inacio-arruda-pcdob-ce-74581.jpg
http://3.bp.blogspot.com/-r7dvD2Ipf9s/T6tBQUGGfNI/AAAAAAAABgM/gw_jXMjxKYA/s72-c/senador-inacio-arruda-pcdob-ce-74581.jpg
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2012/05/sucessao-em-fortaleza-inacio-arruda.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2012/05/sucessao-em-fortaleza-inacio-arruda.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar