Praia do Icaraí – dinheiro publico lançado ao mar

Os muros de contenção começaram a ser construídos em agosto do ano passado para recuperação da praia
Desde domingo, o mar vem destruído o muro que deveria conter as águas
Pelo menos 100 metros da parede de contenção de marés, na Praia do Icaraí, em Caucaia, foram destruídos de domingo até ontem. O equipamento, denominado de "Bag wall", não resistiu às fortes ondas registradas nos últimos dias e sucumbiu com os paredões de concreto e com as águas arrastando também coqueirais.
O "Bag wall" foi um recurso para recuperar 1.340 metros de faixa de praia naquele trecho do litoral de Caucaia, numa área que sofreu um grave processo de degradação. Os trabalhos tiveram início em agosto do ano passado e foram concluídos em 90 dias, com um custo de R$ 8 milhões, sendo boa parte oriunda do Governo Federal, através do Ministério da Infraestrutura.
O técnico em Mecatrônica Klayrton Nobre, morador do Icaraí, conta que a violências das ondas atingiram em cheio as muradas de concreto, que ou foram destruídas ou já se encontravam com rachaduras.
"Para nós é uma grande decepção porque já havíamos comemorado a recuperação da faixa de praia e agora há uma tendência para que a erosão aumente, haja vista que os meses de marés mais elevadas são em julho e agosto", disse.
Recuperação
O vice-prefeito de Caucaia, Paulo Guerra garantiu, ontem, que os reparos na parte atingida deverão ter início na próxima segunda-feira, pela empresa Grécia, a mesma que foi responsável pela elaboração e execução do projeto. Ele explicou que há um seguro de cinco anos pela manutenção da obra, sem custos para o erário público.
Paulo Guerra garante que se trata de uma tecnologia de ponta testada em vários países; "O Bag wall existe nos Estados Unidos e até no Brasil. Mas, como toda obra de engenharia, não há como dimensionar todas as consequências possíveis", disse. Ele explicou que repudia a ideia de que os gastos seriam em vão, e que os reparos vão garantir a recuperação da praia.
Onde havia sido recuperada a faixa de areia da praia, a área
agora está tomada por grandes pedras que foram trazidas pela
forças das águas. As marés este mês se tornaram mais intensas
com as ondas chegando acima de três metros de altura
"Não podemos recomeçar os trabalhos antes porque as formas geotêxteis não são fabricadas no Ceará e cada bloco tem o peso de duas toneladas".
Para o engenheiro de pesca e morador do Icaraí, Wladimir Ronaldo Lobo, o "Bag wall" vinha cumprindo perfeitamente a função para qual foi destinado, mas entende que houve uma sobrecarga de energia, não prevista na estrutura do equipamento.
Já Klayrton salientou que se cumpriu a profecia da professora e geógrafa, Vanda Claudino, quando disse que faixa de praia seria extinta. "Como não haverá controle da erosão, as areias ao pé do muro serão retiradas pelas ondas, que chegarão rapidamente ao próprio muro, o qual, sem dúvidas, em brevíssimo tempo seria também destruído. Assim, seria extinto o litoral, seria destruída a paisagem costeira e seria, literalmente, lançado dinheiro público no mar", disse ela, antes das obras.
com informações do Caderno Regional do Diário do Nordeste.

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: Praia do Icaraí – dinheiro publico lançado ao mar
Praia do Icaraí – dinheiro publico lançado ao mar
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhVS7C2I5of-vEdzYXWhNDdf0rVvhUjyy6FhJkKA9OOes20tltGaLVPynu2m1ukKtggqdoSvEnwUwYx3AAULBHwKw10TE1D-Yuho2qeSB8Bb8kpcfg9tMqZIBa4fcZXZGr4F4dcM3A1Xwc/s400/icarai+1.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhVS7C2I5of-vEdzYXWhNDdf0rVvhUjyy6FhJkKA9OOes20tltGaLVPynu2m1ukKtggqdoSvEnwUwYx3AAULBHwKw10TE1D-Yuho2qeSB8Bb8kpcfg9tMqZIBa4fcZXZGr4F4dcM3A1Xwc/s72-c/icarai+1.jpg
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2012/05/praia-do-icarai-dinheiro-publico.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2012/05/praia-do-icarai-dinheiro-publico.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar