Candidato ficha-suja não pode, mas partido ficha suja pode

O Brasil deu um passo adiante com a Ficha-Limpa, criada para varrer do mapa eleitoral políticos que se meteram em falcatruas e foram punidos por colegiado. Estima-se que, nas próximas eleições, pelo menos metade deles já não passará na peneira da Ficha-Limpa. Em função disso, não poderão mais ser candidatos.

Sabe-se que essa medida profilática foi adotada porque, historicamente, outras instâncias falharam no processo de escolha dos candidatos: começando pelo próprio eleitor - sem a necessária consciência política para separar o joio do trigo - e chegando ao partido político - sem controle de qualidade na seleção de seus filiados.
Se o eleitor fosse exigente o bastante, com certeza o número de bandidos que prosperam na política seria bem menor. Mas não é. Assim, confere mandato a qualquer carreirista, muitas vezes sem se importar que esse mandato seja usado apenas para proteger do braço da lei o seu representante.
Os partidos políticos, em geral, têm uma lógica maquiavélica no recrutamento de seus filiados e candidatos. Eles simplesmente não se importam com o fato de que os candidatos tenham passado limpo, ou pelo menos coerência política. Basta que sejam potencialmente bons de voto. Ou de bolso.
O processo de depuração dos candidatos precisa avançar mais. Para tanto, faz-se necessário outro passo nessa caminhada, a fim de que seja criada a Ficha Limpa também para o partido político. Funcionaria assim, em resumo: o partido que tiver suas prestações de contas rejeitadas, ou que for condenado por colegiado por algum ilícito, como propaganda extemporânea, ficará terminantemente impossibilitado de apresentar candidatos nas eleições seguintes.
Se a lei já não admite mais que um candidato, isoladamente, tenha a ficha suja, por que terá que continuar aceitando que o partido (que reúne muitos candidatos) com ficha suja possa participar das eleições? Se o partido não foi capaz de administrar suas próprias finanças, ou não se comportou conforme a lei, como terá condição de cuidar das finanças e da administração de toda uma cidade, de um Estado ou do país, ou de zelar pela ética na política?  

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 3
Loading...
Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: Candidato ficha-suja não pode, mas partido ficha suja pode
Candidato ficha-suja não pode, mas partido ficha suja pode
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2012/03/candidato-ficha-suja-nao-pode-mas.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2012/03/candidato-ficha-suja-nao-pode-mas.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar