TSE encerra 2011 com 4,6 mil processos julgados


Durante a última sessão de julgamentos do ano no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o presidente da Corte, ministro Ricardo Lewandowski, anunciou um balanço dos processos julgados em 2011. 

TSE faz balanço das atividades durante o ano de 2011.
De acordo com o ministro, foram 4.696 decisões colegiadas proferidas durante as sessões de julgamento no Plenário do Tribunal. Além disso, os ministros decidiram monocraticamente 7.909 processos. Foram realizadas, durante 2011: 142 sessões, sendo 69 sessões jurisdicionais ordinárias e sete extraordinárias; 56 sessões administrativas ordinárias e seis extraordinárias; e quatro sessões solenes.
Entre as principais decisões da Corte durante o ano, destacam-se aquelas que permitiram a criação de dois novos partidos, alterando o quadro político no sistema eleitoral brasileiro. Antes com 27 partidos políticos, o país agora conta com 29 agremiações partidárias.
As duas novas legendas são formadas pelo Partido Social Democrático (PSD) e pelo Partido Pátria Livre (PPL). Ambas poderão lançar candidatos já para as eleições municipais de 2012.
Governadores
O TSE analisou ainda três processos que pediam a cassação de governadores. O primeiro deles foi contra a governadora Rosalba Ciarlini, do Rio Grande do Norte. O julgamento foi realizado no dia 27 de outubro e, por maioria de votos, os ministros decidiram manter a governadora no cargo.
O governador de Roraima, José de Anchieta Junior, também foi alvo de processo de cassação, mas, no julgamento realizado no dia 29 de novembro a maioria dos ministros concluiu que uma falha processual impedia a Corte de continuar com o processo.
A falha teria ocorrido pelo fato de a representação, apesar de narrar a conduta praticada por um radialista de um veículo de comunicação vinculado ao governo do Estado, dirigiu-se somente a Anchieta Júnior e seu vice, sem inserir no processo o próprio radialista.
O último governador julgado no TSE este ano foi Teotônio Vilela, de Alagoas. Acusado de abuso de poder político e econômico na campanha à reeleição quando foram distribuídas 1,6 mil ovelhas a produtores rurais do agreste e sertão do Estado, entre agosto e setembro, às vésperas do pleito, o governador conseguiu manter seu mandato com o voto da maioria dos ministros do TSE. No entanto, o governador e seu vice foram multados em R$ 10 mil e R$ 5 mil, respectivamente.
Plebiscito
Ministro Ricardo Lewandowski, presidente do TSE.
O TSE organizou ainda o Plebiscito do Pará, que consultou os eleitores daquele Estado sobre a possível divisão para a criação de outros dois: Carajás e Tapajós. No discurso de encerramento, o ministro Lewandowski revelou que o resultado foi apresentado em duas horas, um recorde histórico, principalmente levando em conta as peculiaridades do pleito.
Quase quatro milhões de eleitores foram às urnas e a maioria rejeitou a divisão do Estado. No caso da criação do Estado de Tapajós, 2.344.654 (66,08%) eleitores disseram não para a divisão, e 1.203.574 (33,92%) disseram sim. Os votos brancos somaram 17.729 (0,49%), e os nulos, 35.892 (1%). Para a criação do Estado de Carajás, 2.363.561 (66,60%) disseram não, e 1.185.546 (33,40%) gostariam que o Estado fosse criado. Foram 14.895 votos em branco (0,41%) e 37.847 nulos (1,05%).
Eleições 2012
Já na preparação para as Eleições 2012, o Tribunal aprovou a maioria das resoluções que nortearão o processo eleitoral, entre elas, o calendário eleitoral com as principais datas como, por exemplo, para início da campanha eleitoral, da propaganda partidária e do registro de candidatura, entre outros. As eleições de 2012 estão marcadas para o dia 7 de outubro.
Nesse ponto, o ministro lembrou que as resoluções para o pleito já foram aprovadas pelo Pleno, faltando apenas a que trata da prestação de contas. O ministro disse que essa antecipação permite que todos envolvidos no pleito - juízes, eleitores, mesários e efetivo de segurança - possam se preparar, bem como antecipar as licitações para aquisição de bens e serviços, antecipação que resulta na redução do custo da eleição.
Com informações: Ascom TSE

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: TSE encerra 2011 com 4,6 mil processos julgados
TSE encerra 2011 com 4,6 mil processos julgados
http://2.bp.blogspot.com/-GBxSHwEZJuE/TvCMBRTzzlI/AAAAAAAAA3k/3rWjUMRit_c/s400/tse-500.jpg
http://2.bp.blogspot.com/-GBxSHwEZJuE/TvCMBRTzzlI/AAAAAAAAA3k/3rWjUMRit_c/s72-c/tse-500.jpg
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/12/tse-encerra-2011-com-46-mil-processos.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/12/tse-encerra-2011-com-46-mil-processos.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar