Criação de estados e municípios


OPINIÃO

Está de parabéns a população do Pará por se manifestar contrária ao desdobramento daquele Estado em três. É que a criação de novos estados, como a criação de novos municípios, a pretexto de aproximar o poder público de regiões praticamente abandonadas, tem apenas uma consequência certa, inquestionável, que é o aumento da despesa pública, e a consequente necessidade de elevação da carga tributária.
 Quem defende a criação de novos estados, e de novos municípios, pode ter argumentos, pode apontar vantagens, mas na verdade o que quer mesmo é criar mais cargos públicos. Mais espaço para os que vivem ou pretendem viver às custas dos cofres públicos. E no caso do Pará, se tivesse sido aprovada a divisão pretendida, teríamos multiplicado por três o custo do poder público naquele território. Seriam três governadores com o respectivo secretariado, três assembleias legislativas, três tribunais de Justiça, e assim por diante. Todo o poder público seria triplicado, triplicando-se o custo de sua manutenção. E aumentado, ainda, o custo de órgãos federais, como a Câmara dos Deputados e o Senado Federal.
A vigente Constituição Federal estabelece que os Estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territórios Federais mediante aprovação da população diretamente interessada, através de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar. E ainda, que a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de municípios far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por lei complementar federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei. (CF/88, art. 18,§§ 3º e 4º).
Como se vê, a Constituição deu caráter democrático à decisão de criar estados e municípios. Essa decisão depende da vontade do povo. Resta a conscientização deste. É preciso que o povo tenha consciência de que a criação de estados e de municípios implica sempre aumento do custo do poder público, que por sua vez torna necessário o aumento da carga tributária a ser suportada por contribuintes já pesadamente onerados por tributos que aumentam a cada dia.
Não faz muito tempo tínhamos em nosso país menos da metade do número de municípios atualmente existentes. No Ceará vários municípios já foram criados e agora mesmo estão em andamento providências no sentido da criação de mais alguns.
E embora a finalidade anunciada seja sempre a de favorecer a população, na verdade a verdadeira finalidade é aumentar o número de cargos à disposição dos políticos, com aumento significativo do custo de poder público, a exigir aumento da carga tributária, que já está em nível insuportável.
Hugo de Brito Machado - Prof. Titular de Direito Tributário da UFC e presidente do Instituto Cearense de Estudos Tributários

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: Criação de estados e municípios
Criação de estados e municípios
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/12/criacao-de-estados-e-municipios.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/12/criacao-de-estados-e-municipios.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar