Comissões debatem regulamentação sobre criação de municípios


A criação de novos municípios no Estado de Pernambuco foi tema de audiência pública conjunta, realizada nesta terça (18 de outubro), pelas Comissões de Justiça e de Negócios Municipais. Entre outros pontos, os parlamentares debateram a regulamentação da Emenda Constitucional nº 15, que foi aprovada em 1996 e trata de uma série de exigências para a emancipação de cidades.

O presidente da Comissão de Justiça, deputado Raimundo Pimentel, do PSB, afirmou que é preciso definir critérios para os mecanismos de fusão, incorporação, desmembramento ou criação de municípios. De acordo com o parlamentar, o assunto está sendo debatido por um grupo de trabalho criado no âmbito do Poder Executivo Federal. O objetivo é elaborar um projeto de lei complementar que garanta, aos Estados, a prerrogativa de legislar sobre a emancipação de municípios, como afirma Pimentel.

Segundo cálculos previamente definidos pelo anteprojeto, um município só poderá ser criado na Região Nordeste se tiver uma população mínima de oito mil e 300 habitantes. Na Assembleia, tramitam diversos projetos de lei de autoria parlamentar que sugerem a emancipação de novas cidades ao redor do Estado. Respeitadas as normas do grupo de trabalho federal, apenas 12 proposições seriam aprovadas.

Para o presidente da Comissão de Negócios Municipais, Odacy Amorim, do PT, a emancipação política repercute diretamente no desenvolvimento econômico e social de um distrito ou de uma localidade, além de aproximar a sociedade dos entes públicos governamentais.

O debate também contou com a participação de representantes da Agência Condepe/Fidem, do IBGE e de autoridades políticas e moradores de municípios do Interior do Estado.
Com informações: Assembleia Legislativa

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: Comissões debatem regulamentação sobre criação de municípios
Comissões debatem regulamentação sobre criação de municípios
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/10/comissoes-debatem-regulamentacao-sobre.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/10/comissoes-debatem-regulamentacao-sobre.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar