Assembleia prorroga prazo para análise de novos municípios


A Assembleia Legislativa decidiu, nessa terça-feira (18), prorrogar em mais 60 dias o prazo para que a Comissão de Triagem da Casa analise os pedidos de criação de municípios protocolados em maio. Os membros da Mesa Diretora da Casa assinaram o documento de prorrogação, que deve ser publicado na edição de hoje do Diário da Assembleia.
Dep. André Fufuca (PSDB), coordena a criação de municipios.
Com a decisão, torna-se mais improvável que os novos municípios possam ser criados antes das eleições de 2012. Como a logística para montagem das eleições nos eventuais municípios a serem criados na Assembleia precisa ser organizada com antecipação pelos TREs, é pouco provável que, caso sejam criados, os novos municípios elejam seus prefeitos já nas eleições de 2012.
O prazo para conclusão dos trabalhos da Comissão de Triagem terminou no dia 11 deste mês. O grupo de trabalho, vinculado à Comissão de Assuntos Municipais, analisou 126 pedidos de criação de município. Não foi divulgado o total de requerimentos aprovados. Apenas os pedidos já protocolados continuarão a ser analisados pela comissão, cujo trabalho deve ser concluído já no recesso de fim de ano da Assembleia.
Na semana passada, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), informou que havia solicitado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) parecer sobre a possibilidade de realização de plebiscitos ainda este ano.
"Se o parecer for favorável, seguiremos o trabalho com os povoados que tiverem passado na análise. Caso contrário, daremos mais prazo para novas análises", declarou Melo. Como a decisão foi pela prorrogação do prazo, o TRE deve ter dito à Assembleia não haver possibilidade de realização de plebiscitos.
O plebiscito é exatamente o segundo passo no processo de criação de municípios. Esta etapa cabe aos tribunais eleitorais, que dispõem de tecnologia para ouvir a população. Nos plebiscitos, o eleitor - tanto dos povoados que serão emancipados quanto do restante dos municípios - terão que decidir se aprovam ou não o desmembramento. Só após o plebiscito a Assembleia pode votar as leis de criação de municípios.
A votação do projeto de Resolução 059/11 só foi possível acontecer na sessão extraordinária de hoje (18) em razão da apresentação e aprovação do Requerimento 417/11, de autoria do deputado Jota Pinto (PR), que propôs a votação do referido projeto em caráter de urgência.
Fonte: Assecom/Assembleia Legislativa

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: Assembleia prorroga prazo para análise de novos municípios
Assembleia prorroga prazo para análise de novos municípios
http://2.bp.blogspot.com/-sSU2PF-7TK0/TqAdQVTcD9I/AAAAAAAAAlE/zODWwr2fdyA/s1600/Andre-Fufuca.jpg
http://2.bp.blogspot.com/-sSU2PF-7TK0/TqAdQVTcD9I/AAAAAAAAAlE/zODWwr2fdyA/s72-c/Andre-Fufuca.jpg
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/10/assembleia-prorroga-prazo-para-analise.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/10/assembleia-prorroga-prazo-para-analise.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar