AL renova pedido ao TRE cearense


Os deputados saĆ­ram do encontro de ontem, com integrantes do Tribunal, otimistas quanto aos plebiscitos
Integrantes do TRE e deputados estaduais, ontem, discutindo a realizaĆ§Ć£o de plebiscitos no CearĆ”
Ontem, na Assembleia Legislativa cearense, um cafĆ© da manhĆ£ com os juĆ­zes do Tribunal Regional Eleitoral do CearĆ” (TRE) tratou da realizaĆ§Ć£o de plebiscitos para a emancipaĆ§Ć£o de 30 distritos cearenses que lutam para se tornar municĆ­pios jĆ” hĆ” algum tempo. Deputados ressaltaram as Ćŗltimas decisƵes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre os plebiscitos.

Desde a legislatura passada a Assembleia aguarda um posicionamento do TRE para que sejam realizadas consultas plebiscitĆ”rias em 30 distritos cearenses. O ex-presidente da Casa e agora vice-governador do Estado, Domingos Filho (PMDB), autor da Lei Complementar estadual que trata sobre as emancipaƧƵes, vem tentando viabilizar a realizaĆ§Ć£o desses plebiscitos.

No mĆŖs de setembro o vice-governador chegou a se reunir com o presidente do TSE e o presidente do TRE do CearĆ”, desembargador Ademar Mendes Bezerra para debater o assunto. A reuniĆ£o de ontem, conforme o presidente da Assembleia, deputado Roberto ClĆ”udio (PSB), foi provocada pelo Legislativo cearense com o intuito de esclarecer alguns pontos questionados e ainda desconhecidos pelos juĆ­zes do TRE.

Mesma posiĆ§Ć£o
Ainda nĆ£o era do conhecimento do TRE do CearĆ”, conforme admitiu o desembargador Ademar Mendes, as Ćŗltimas resoluƧƵes do TSE autorizando a realizaĆ§Ć£o de plebiscitos em alguns estados do PaĆ­s como em Roraima e Rio Grande do Sul.

Na avaliaĆ§Ć£o do presidente do Tribunal se o TSE jĆ” decidiu pela realizaĆ§Ć£o das consultas plebiscitĆ”rias em outros estados, deverĆ” ter a mesma posiĆ§Ć£o em relaĆ§Ć£o ao CearĆ”, entendendo que para uma mesma situaĆ§Ć£o nĆ£o pode haver "dois pesos e duas medias".

Em 2010, a perspectiva era de que esses plebiscitos poderiam ser realizados juntamente com as eleiƧƵes estaduais, mas nĆ£o foi possĆ­vel, principalmente em razĆ£o da falta de uma Lei Complementar Federal. AlĆ©m disso, o TRE apontou, na Ć©poca, outros entraves para a realizaĆ§Ć£o das consultas, como a falta de dotaĆ§Ć£o orƧamentĆ”ria.

Agora, Ademar Mendes disse que a situaĆ§Ć£o estĆ” mais fĆ”cil, pois as urnas eletrĆ“nicas jĆ” estĆ£o preparadas para realizar os plebiscitos, acreditando que nĆ£o haverĆ” custos extras caso as consultas sejam realizadas juntas ao pleito do prĆ³ximo ano.

Reformando
Domingos Filho e Roberto ClĆ”udio se mostram otimistas quanto a decisĆ£o do TRE cearense sobre os plebiscitos. Para Domingos Filho o Tribunal irĆ” autorizar as consultas atĆ© porque, conforme o vice-governador, o TSE estĆ” reformando as decisƵes dos TREs que nĆ£o autorizaram os plebiscitos, como ocorreu em RondĆ“nia.

Domingos Filho ressalta que nĆ£o hĆ” necessidade de legislaĆ§Ć£o federal para que se emancipem distritos no PaĆ­s. Ele argumenta que o Supremo Tribunal Federal (STF) jĆ” declarou a inconstitucionalidade da Emenda 15/96, por omissĆ£o do Congresso Nacional que nĆ£o a regulamentou. A Emenda devolve Ć s Assembleias a competĆŖncia de legislar sobre emancipaĆ§Ć£o.

O desembargador Ademar Mendes pediu a Assembleia que envie ao TRE uma nova solicitaĆ§Ć£o para os plebiscitos. O presidente da Casa, Roberto ClĆ”udio, prometeu entregar atĆ© o fim da semana, um pedido para a realizaĆ§Ć£o das consultas plebiscitĆ”rias ao TRE.
com informaƧƵes: DiƔrio do Nordeste

COMENTƁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade CiĆŖncias Comportamento Contas Publicas CorrupĆ§Ć£o Cotidiano Curiosidades Economia EleiƧƵes EmancipaĆ§Ć£o EmancipaƧƵes empresĆ”rios Entrevista Esporte Futebol Americano JustiƧa Lava-Jato MunicĆ­pios Policia Politica PolĆ­tica Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma PolĆ­tica SaĆŗde Seca SeguranƧa Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: AL renova pedido ao TRE cearense
AL renova pedido ao TRE cearense
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhMaft9rrNsLy49uaaAjWx2zePZW48P-qw49IhMnh4d9Yhu0_NPOAzGKTHn_GCcCcBBque0CGNXs8pffw7NSLL7GyML9qq5kvvum2tB55KDFBu5HENMh0wjLYyKQjWLNJZsldu8ErVAPyM/s400/tre.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhMaft9rrNsLy49uaaAjWx2zePZW48P-qw49IhMnh4d9Yhu0_NPOAzGKTHn_GCcCcBBque0CGNXs8pffw7NSLL7GyML9qq5kvvum2tB55KDFBu5HENMh0wjLYyKQjWLNJZsldu8ErVAPyM/s72-c/tre.jpg
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/10/al-renova-pedido-ao-tre-cearense.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/10/al-renova-pedido-ao-tre-cearense.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PƁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra vocĆŖ ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda TerƧa Quarta Quinta Sexta SĆ”bado Dom Seg Ter Qua Qui Sex SĆ”b Janeiro Fevereiro MarƧo Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrĆ”s $$1$$ minutes ago 1 hora atrĆ”s $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrĆ”s Seguidores Seguir ESSE CONTEƚDO Ɖ PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar CĆ³digo Completo Selecionar CĆ³digo Completo Todos os cĆ³digos foram copiados para sua Ć”rea de transferĆŖncia NĆ£o foi possĆ­vel copiar os cĆ³digos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar