Maioria dos maranhenses é a favor da divisão do Estado


Entre os dias 8 e 16 de setembro foram ouvidos 450 moradores do estado e a maioria se diz a favor da criação do Maranhão do Sul, um projeto antigo e que tem o apoio da elite dos políticos locais. Para 61% dos ouvidos a criação do novo estado será produtiva, pois assim, será desvinculado o comando administrativo das mãos da família Sarney e novas idéias surgiram para o desenvolvimento da economia e do turismo local.

Entre as cidades que podem se tornar a capital do Maranhão do Sul estão: Imperatriz, Açailândia, Balsas e Barra do Corda. A favorita na sondagem feita pelo Grupo UN é Imperatriz, que teve 47,21% dos votos. A proposta de criação de uma nova cidade para abrigar à capital teve 18,31% da preferência dos ouvidos pelo site. 23,71% dos maranhenses são contra a divisão do estado e 15,18% disseram não ter interesse em responder a pergunta.

Uma surpresa para os repórteres Willian Ferraz e Kaio Diniz, responsáveis pelo levantamento, foi o fato de muitos dos que responderam a questão disserem favoráveis também a união do norte do Tocantins com o sul do Maranhão e formar um novo estado. Para muitos cidadãos a região é bem parecida, tanto economicamente, como em potencial turístico, e com a criação de nova região administrativa o desenvolvimento local terá um grande avanço nessas duas áreas de criação de renda e desenvolvimento humano.

Resultado parecido – O portal Maranhão News já havia feito enquete semelhante a do Grupo UN. Foram obtidas até o momento 339 votos, sendo que, 64,3% votaram sim e 35,7% votaram não.

A diferença entre as duas enquetes é apenas na quantidade de respostas. Enquanto que o Grupo UN fez a pergunta: Você é a favor da divisão do Maranhão? E ofereceu três alternativas de resposta: Sim, Não e Este assunto não me interessa. O Portal Maranhão News perguntou: Você é a favor da criação do Estado do Maranhão do Sul? E ofereceu duas alternativas: Sim e Não.

O Grupo UN sondou também sobre a cidade a ser capital. Imperatriz, como já foi mencionado, recebeu 47,21% dos votos e a idéia de criar uma nova cidade pare esta finalidade teve a rejeição de 39,4% dos ouvidos.

A enquete do Grupo UN foi feita via e-mail e através de visitas da reportagem no Maranhão, durante a elaboração da reportagem sobre a criminalidade provocada pelo tráfico de drogas no Brasil. Doze votos foram por não estarem de acordo com o que foi perguntado.

Em tempo – O projeto que pede a criação do estado do Maranhão do Sul ainda espera votação na Câmara dos Deputados. A criação de novos municípios já foi discutida inúmeras vezes na Assembleia Legislativa do Maranhão.

A alegação dos políticos para a criação de novas cidades e estados é o desinteresse dos governadores em demandas locais para. Segundo vários deputados, com a divisão do Maranhão, o desenvolvimento econômico e turístico entre o norte e o sul vão se equilibrar.

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: Maioria dos maranhenses é a favor da divisão do Estado
Maioria dos maranhenses é a favor da divisão do Estado
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhmlJo4KCTO42LA8a7AHdmsSGtPtQdn4zlDooYXJcRt_BCS5x3p78wbijmGxQmC5CaTHBfl3mdXEal3OcGupMhh2xVqM5iJC4ADhF8RG5vXV_lI3GUFcNJMc7iIPPbDAnQ0WhyphenhyphenxUdYweKk/s1600/ma.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhmlJo4KCTO42LA8a7AHdmsSGtPtQdn4zlDooYXJcRt_BCS5x3p78wbijmGxQmC5CaTHBfl3mdXEal3OcGupMhh2xVqM5iJC4ADhF8RG5vXV_lI3GUFcNJMc7iIPPbDAnQ0WhyphenhyphenxUdYweKk/s72-c/ma.jpg
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/09/maioria-dos-maranhenses-e-favor-da.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/09/maioria-dos-maranhenses-e-favor-da.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar