Câmara de Itapeva apoia autonomia dos estados na criação de municípios

A PEC visa devolver ao estado a autonomia para criação de municípios e está tramitando na Alesp Os vereadores sugerem também a redução do número de habitantes, uma das exigências para emancipação de distritos.
Com a nova lei o estado poderá criar mais municip
Subscrita por todos os vereadores do Legislativo Itapevense foi aprovada em Plenário Moção de Apoio à PEC 02/2010 do Deputado Estadual Celso Giglio, devolvendo ao Estado a autonomia de criação de municípios. A referida proposta já recebeu parecer das comissões competentes daquela Casa de Leis e está apta para ser discutida e votada em plenário. 
A criação de um novo município se dá a partir do desmembramento territorial e administrativo de um distrito com relação ao município da qual faz parte. O distrito é uma divisão territorial-administrativa de um município e sua criação, organização ou supressão fica a cargo do poder legislativo local, observada a legislação estadual pertinente.

Até a promulgação da Constituição Federal de 1988, as normas que tratavam da criação de novos municípios em todo o Brasil eram regulamentadas pelo Decreto Lei Complementar nº 1 de 9 de novembro de 1967 (acompanhado do Decreto Lei Complementar nº 9 de 31 de dezembro de 1969), que estabelecia os seguintes critérios:
·  População mínima de 10.000 habitantes ou não inferior a cinco milésimos da existente no Estado;
·  Eleitorado não inferior a 10% da população;
·  Centro urbano com número de casas não inferior a 200;
·  Arrecadação, no ultimo exercício, de cinco milésimos da Receita estadual de impostos;
·  Ser distrito ou subdistrito há mais de quatro anos;
·  Ter condições apropriadas para instalação da Prefeitura e da Câmara Municipal;
·  Apresentar solução de continuidade de cinco quilômetros, no mínimo, entre o seu perímetro urbano e o do município de origem;
·  Não interromper a continuidade territorial do município de Origem, sendo que a criação de Município só poderia ser feita quadrienalmente, no ano anterior ao da eleição municipal.
A imposição desses parâmetros restritivos implicou o estancamento do processo emancipatório no Brasil e no estado de São Paulo, que durante a vigência dessa lei teve apenas um novo município criado. 
A Constituição Federal de 1988, por sua vez, é marcada pela democratização em diversos níveis, diferenciando-se da anterior marcada pelo centralismo do Regime Militar. Nesse contexto, houve um clima favorável a uma maior participação da população na organização do próprio Estado.
A descentralização política em curso veio contribuir para que fosse legada aos Estados a prerrogativa de estipularem os requisitos mínimos para emancipação municipal em seus respectivos territórios.
No Estado de São Paulo a criação de novos municípios é regida pela Lei Complementar 651 de 31 de julho de 1990, que estabelece os seguintes requisitos:
·  Realização de um Plebiscito, do qual a iniciativa deve partir de pelo menos 100 eleitores domiciliados na área em que se deseja emancipar;
·  A área a ser emancipada deve ser distrito há mais de dois anos;
·  Possuir na sua área territorial, no mínimo, mil eleitores;
·  Apresentar solução de continuidade de, no mínimo, 3 quilômetros entre seu perímetro urbano e o do município de origem, exceto nos casos de regiões metropolitanas ou aglomeradas urbanos;
·  Não interromper a continuidade territorial do município de origem e preservar a continuidade histórico-cultural do ambiente urbano;
·  Não implicar perda de qualquer uma dessas condições para o município de origem.
Essa liberalização dos critérios para a criação de municípios no Estado de São Paulo - fato que, aliás, ocorreu nos demais estados da Federação - propiciou uma verdadeira explosão municipalista. Enquanto em 1987 o Brasil abrigava 4263 municípios, no ano 2000 já eram 5.506 municípios.
No Estado de São Paulo, apenas nos sete primeiros anos da década de 1990, sob a nova legislação, o total de municípios saltou de 572 para 645, num acréscimo de 73 novos municípios.
Na Moção de Apoio encaminhada ao Deputado Estadual Celso Giglio, os vereadores sugeriram que seja adicionado ao texto da PEC 02/2010 que a exigência de no mínimo 10 mil habitantes para que um distrito se torne município, seja reduzida para 7 mil habitantes.
Com as mudanças novos municípios poderão ser criados no Estado.
 (com informações: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Itapeva).

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: Câmara de Itapeva apoia autonomia dos estados na criação de municípios
Câmara de Itapeva apoia autonomia dos estados na criação de municípios
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhBlDCK1iY9Zpj4t4LT4ztzVs7v3bj2pnj5HNx5BMHQcUqwVj613TxdG2K2t5jPMWPiDro2AaD9_zDpIjCOOVq72UTNWs719imRxidbb0ybkIRUBJZpvpZAG7yNy-cCyOJq5gEeGyqB_-U/s320/s%25C3%25A3o+paulo.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhBlDCK1iY9Zpj4t4LT4ztzVs7v3bj2pnj5HNx5BMHQcUqwVj613TxdG2K2t5jPMWPiDro2AaD9_zDpIjCOOVq72UTNWs719imRxidbb0ybkIRUBJZpvpZAG7yNy-cCyOJq5gEeGyqB_-U/s72-c/s%25C3%25A3o+paulo.jpg
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/09/camara-de-itapeva-apoia-autonomia-dos.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/09/camara-de-itapeva-apoia-autonomia-dos.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar