Relator da Comissão da Reforma Política deve apresentar parecer no dia 10




Relatório vai prever ampliação da participação feminina na política.

O relatório final da Comissão Especial da Reforma Política deverá ser apresentado pelo deputado Henrique Fontana (PT-RS) no próximo dia 10. Nesta semana, os deputados que integram o colegiado vão discutir os procedimentos a serem adotados para a votação do texto, que ainda é negociado com os partidos políticos.
A expectativa do presidente da comissão, deputado Almeida Lima (PMDB-SE), é que o relatório tenha parecer conclusivo em alguns itens e preliminar em outros. O texto, então, receberia emendas e sugestões que seriam debatidas e votadas antes da sua formatação final, que será entregue à Mesa Diretora da Câmara e encaminhada à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
O objetivo inicial da comissão era analisar o relatório antes do recesso parlamentar, no início de julho, mas Henrique Fontana pediu o adiamento para continuar as negociações com os partidos em torno de temas considerados mais polêmicos, como sistema eleitoral e critérios de distribuição dos recursos públicos para as campanhas. Já está definido, no entanto, que as propostas só valerão para as eleições de 2014.
Fontana justificou a decisão, no mês passado, afirmando que é preciso garantir “previsibilidade” para a democracia brasileira. “Queremos que a população entenda perfeitamente as regras, e que os partidos tenham tempo para se adaptarem.”
Financiamento público
Nas reuniões anteriores da comissão, ficou explicitado que alguns pontos têm a inclusão garantida no relatório. Um deles é o financiamento público exclusivo de campanha. Para o relator, esse instrumento dará mais “independência” aos mandatos eletivos e permitirá o acesso aos cargos por parte de pessoas que hoje estão distantes do jogo político.
Fontana ressaltou que o papel desempenhado pelos parlamentares no Congresso Nacional é “altamente estratégico” para os interesses do País. “Quanto mais autonomia tiver o poder que exercemos em nome do povo, melhor para a democracia. E quanto mais democrático for o caminho de acesso às cadeiras que ocupamos, melhor para o povo brasileiro.”
Ainda não está clara a maneira de distribuição dos recursos. Há divergências importantes sobre quanto cada candidato receberá e se o cargo em disputa influenciaria nesse montante. Há, no entanto, a tendência de haver uma parcela dos recursos dividida igualmente entre os partidos e outra distribuída proporcionalmente à quantidade de parlamentares eleitos pela legenda.
Participação feminina
É certo ainda que haverá, no parecer, algum instrumento para ampliar a participação feminina na composição da Câmara e do Senado. A bancada feminina cobra a alternância paritária entre os gêneros, mas o relator vê muita dificuldade em conseguir consenso para a alternativa. “Prefiro não dizer neste momento o número [da proporção], mas com certeza vou propor um relatório que amplia o espaço da mulher nos parlamentos do País”, declarou no início de julho.
fonte: Agencia Câmara de Notícias

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: Relator da Comissão da Reforma Política deve apresentar parecer no dia 10
Relator da Comissão da Reforma Política deve apresentar parecer no dia 10
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj4cJjys6-JvD9dDDMYUxTHwwgtgP0us6XkTUJOJ-IwYyn6uh8VrHmGbYJlxSDZB5tyvjLLpfp-09PU5gB4DkfmxgJCdQ7hMx4iRuLQSPqgR4Qg-9ISSEoVuGIj8QCAW1bdVr5nUDMvaKg/s400/henrique.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj4cJjys6-JvD9dDDMYUxTHwwgtgP0us6XkTUJOJ-IwYyn6uh8VrHmGbYJlxSDZB5tyvjLLpfp-09PU5gB4DkfmxgJCdQ7hMx4iRuLQSPqgR4Qg-9ISSEoVuGIj8QCAW1bdVr5nUDMvaKg/s72-c/henrique.jpg
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/08/relator-da-comissao-da-reforma-politica.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/08/relator-da-comissao-da-reforma-politica.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar