CCJ do Senado recria cláusula para barrar funcionamento de partidos nanicos


A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira projeto de lei que recria a chamada cláusula de barreira, regra que define exigências para que um determinado partido político possa ter funcionamento parlamentar na Câmara dos Deputados.
Na prática, a regra impõe que uma legenda tenha de eleger no mínimo três deputados em diferentes unidades da federação e os mantenha filiados para que possa ter direito na Câmara dos Deputados a formar bancadas, ter lideranças, participar da divisão dos cargos da Mesa Diretora, das comissões permanentes e de comissões parlamentares de inquérito (CPI).
A cláusula de barreira não impede a eleição do deputado federal, mas limita a participação do parlamentar de partidos considerados nanicos. Pelo projeto, a Mesa Diretora da Câmara deverá definir os direitos das agremiações que não tenham cumprido a regra de eleição mínima de três deputados.
"A cláusula de desempenho fixada pelo projeto não cria obstáculos ao exercício do mandato e, portanto, não afetam os princípios constitucionais da democracia e do pluripartidarismo. Impõe, sim, restrições ao funcionamento parlamentar e ao tempo de propaganda partidária gratuita", defendeu o senador Pedro Taques (PDT-MT), relator do caso.
Em 2006, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) havia derrubado a cláusula de barreira sob o argumento de que deveria ser preservado o direito de manifestação política das minorias. Por unanimidade, os ministros do STF consideraram inconstitucional a norma prevista na Lei dos Partidos Políticos que estabelecia, naquela ocasião, que não teriam direito a funcionamento parlamentar os partidos políticos que não atingissem o patamar de 5% dos votos para deputado federal.
Ao revitalizar a cláusula de barreira, a CCJ do Senado aprovou também nesta quarta-feira a regra segundo a qual os partidos políticos que conseguirem eleger no mínimo três deputados em três diferentes unidades da federação terão direito a dez minutos anuais de programa partidário no rádio e na televisão.
As legendas que conseguirem eleger pelo menos cinco deputados, obter 1% dos votos válidos na eleição e já tiverem representantes eleitos no pleito anterior terão mais direitos, como dez minutos de propaganda por semestre e inserções de até um minuto distribuídas em 20 minutos por semestre.
  Terra

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: CCJ do Senado recria cláusula para barrar funcionamento de partidos nanicos
CCJ do Senado recria cláusula para barrar funcionamento de partidos nanicos
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/08/ccj-do-senado-recria-clausula-para.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/08/ccj-do-senado-recria-clausula-para.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar