Caucaia terá 21 ou 23 vereadores? Câmara decidirá em setembro.


O vice presidente da Câmara de Vereadores de Caucaia, Louro de Lisieux (PRP), presidiu a Audiência Publica realizada neste sábado (20/08) na sede do Grêmio de Caucaia que contou com um grande numero de lideranças políticas do município. Esta foi a segunda -  a primeira foi no ultimo sábado (13/08) oportunidade que a Câmara proporcionou para um amplo debate com a sociedade sobre a definição do número de vereadores a partir da próxima legislatura. Louro definiu o ato como “o primeiro passo na ação de transparência que norteará a tomada de decisão sobre o assunto”. Caucaia tem hoje 15 vereadores. Poderá voltar aos 21 ou chegar aos 23, máximo permitido pela lei.  

Vereadores Pr. João Andrade, Dr. Erivaldo, Louro de Lisiex e Pr. Dalmácio.
A Câmara dos Deputados aprovou em segundo turno, por 359 votos a 10 e 4 abstenções, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 333/04, que estabelece novos critérios para o número de vereadores de acordo com o tamanho da população, criando 24 faixas de limites. O texto aumenta o número de vereadores no País em 8.043 (de 51.748 para 59.791). As novas faixas para a definição do número são estipuladas de acordo com a população de cada município. A matéria segue para votação no Senado.
De acordo com a PEC 333/04 dos vereadores  aprovada pela Câmara, o número mínimo de integrantes das casas legislativas municipais será de nove para cidades com até 15 mil habitantes, e o máximo, de 55, para municípios com mais de 8 milhões de moradores. Pela proposta, as câmaras municipais poderão gastar o máximo de 4,5% do orçamento municipal e o mínimo de 2%. Atualmente, elas podem gastar de 4,5% a 8% dos orçamentos municipais.
Segundo os vereadores presente, A votação do projeto de lei está prevista acontecer durante o mês de setembro.

O vereador Dr. Erivaldo (PCdoB), destacou a importância de a população ter mais representatividade sem que sejam aumentadas as despesas. “Acho de grande importância termos mais vereadores com um custo igual, mas antes de tudo, temos que nos preocupar com a qualidade dos vereadores que irão compor a nova legislatura. A população vai se sentir mais representada e o duodécimo permanece fixo”, disse o nobre vereador. Duodécimo é a obrigação constitucional do Executivo de repassar recursos para o funcionamento do Legislativo.
O vereador Pastor Dalmácio (PRB), esclareceu que ao aumentar o número de representantes, quem estabelece são os vereadores, uma vez que está apenas obedecendo a Constituição Federal, “O aumento de vereadores não está na vontade da Casa e sim em decorrência do numero da população”, disse.
João Mendes.
Dentre os que compareceram ao evento estava o Sr. João Mendes (sem partido) que foi lembrado pela maioria como um ícone na política de Caucaia, pelo que fez e muito ainda poderá fazer. João Mendes exerceu o mandato de vereador por três legislaturas e esteve por mais de vinte e dois anos a frente de uma agremiação politica. Também exerceu diversos cargos importantes na administração municipal, sendo por ele destacado a função de Coordenador Político do Distrito de Jurema, na primeira gestão do prefeito Domingão.
Paulo Gurgel presidente do diretorio municipal do PSDB.
Também esteve presente o Cel. Amarilio Melo (PSB), suplente de deputado estadual, que deverá assumir em breve uma cadeira na Assembleia, o empresário e presidente do PSDB de Caucaia Sr. Paulo Gurgel, que figura como prefeitável, bem como diversos presidentes de partidos e demais lideranças, principalmente do distrito de Jurema.
Mais uma vez, ficou a impressão de que os nobres vereadores irão seguir o desejos da população, que é ver aumentado para 23 o numero de cadeiras na Câmara de Caucaia.
É esperar e conferir.

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: Caucaia terá 21 ou 23 vereadores? Câmara decidirá em setembro.
Caucaia terá 21 ou 23 vereadores? Câmara decidirá em setembro.
http://2.bp.blogspot.com/-_NZ9M92aGG4/Tk_1oKPlySI/AAAAAAAAAXk/psAs7oDAiJ8/s400/IMG00181.jpg
http://2.bp.blogspot.com/-_NZ9M92aGG4/Tk_1oKPlySI/AAAAAAAAAXk/psAs7oDAiJ8/s72-c/IMG00181.jpg
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/08/caucaia-tera-21-ou-23-vereadores-camara.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/08/caucaia-tera-21-ou-23-vereadores-camara.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar