O mapa da reeleição no Ceará

No Brasil, os chefes dos Executivos (presidente, governador e prefeito) no curso dos mandatos poderão ser reeleitos para um único período subsequente. Esse cenário é regulamentado pela Constituição Federal.
Quem pode continuar e quem vai deixar a principal cadeira do município? O levantamento aponta que em 21 das 33 localidades com mais de 50 mil habitantes os prefeitos podem continuar.
Quem já está há dois mandatos como prefeito tem que sair. Quanto aos vices, as decisões são baseadas em jurisprudências do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os ministros que compõe a Corte consideram que o candidato eleito por duas vezes como vice poderá tentar ser prefeito, mas não aceitam o contrário. Ou seja, um prefeito que já foi reeleito não pode tentar ser vice na eleição seguinte.
Em Fortaleza, depois de oito anos pelo Paço Municipal, Luziane Lins (PT) vai deixar o Executivo. A articulação política “oficial” visando às eleições 2012 trata-se de uma união publicamente divulgada com o PSB. Seus idealizadores não gostam de associá-la a um conchave político, contudo, o PT já elencou o Presidente da Câmara vereador Acriso Sena (PT) como pré-candidato da legenda para disputar a Prefeitura.
Outros nomes já se manifestaram. O Secretário de Cidades Camilo Santana (PT) tem seu nome à disposição do partido com o apoio do PSB. A deputada Eliane Novaes (PSB) é outr que já indicou sua disposição em concorrer. Além deles, há especulações em torno dos pré-candidatos do PSDB, o ex deputado Marcos Cals e o atual deputado Fernando Hugo. Já o PDT tem em seus quadros quatro deputados em condições de disputar uma vaga, Delegado Cavalcante, Patricia Saboya, Heitor Ferrer e Ferreira Aragão.
Em Caucaia segundo maior colégio eleitoral do estado, o cenário político está indefinido. O prefeito Washington Góis (PRB) tem o direito de se reeleger. No entanto, seu governo passa por turbulências e baixa aprovação popular. A ex prefeita e deputada Ines Arruda (PMDB) que faz oposição a administração, está tentando viabilizar tua candidatura. A terceira via, formada por ex correligionários do atual prefeito e da deputada Ines, está se articulado com a formação de um grupo de oposição forte, com pré candidatos Paulo Gurgel (PSDB), representando o distrito de Jurema, Amarilio Melo (PSB) e o Louro do Bahamas (PTB).
Fala-se em Zé Gerardo Arruda, mas sobre ele pesa a Lei da Ficha Limpa. São inelegíveis para qualquer cargo, pelo prazo de oito anos a contar da eleição, os que forem condenados por corrupção eleitoral, compra de voto, doação, captação ou gastos ilícitos de campanha e outras condutas que impliquem cassação.
Em Juazeiro do Norte, tem na administração de Manoel Santana (PT) uma sucessão de conflitos com a Câmara Municipal, chegou a ser afastado, mas por decisão da justiça se manteve no cargo. Talvez tenhamos aí uma disputa com seu ex aliado Raimundão, já que trabalha para ter sua candidatura viabilizada.
Sobral, cidade do atual governador Cid Gomes (PSB), o prefeito José Clodoveu (PT), também pode sonhar com a permanência. Então vice prefeito, assumiu a prefeitura em 1º de janeiro de 2011 em substituição a Leonidas Cristino, que viria a comandar a Secretaria Nacional dos Portos, atendendo ao convite da presidente Dilma.
Em Tauá, apesar de o prefeito Odilon Aguiar poder concorrer a leeleição, é dado como certo o retorno de Patrícia Aguiar, esposa do atual vice governador Domingos Filho, que já governou o município por oito anos.
MUNICIPIO
PREFEITO (A)
REELEIÇÃO
ACARAÚ
Pedro Fonteles dos Santos (PEDIM DO CLETO) (PT)
SIM
ACOPIARA
ANTONIO ALMEIDA Neto (PTB)
NÃO
AQUIRAZ
EDSON SÁ (PMDB)
SIM
ARACATI
EXPEDITO FERREIRA da Costa (PP)
NÃO
BARBALHA
José Leite Gonçalves Cruz (ZÉ LEITE) (PT)
SIM
BOA VIAGEM
FERNANDO Antônio Vieira ASSEF (PSBD)
SIM
CAMOCIM
Francisco Maciel Oliveira (CHICO VAULINO) (PP)
NÃO
CANINDÉ
Manoel CLÁUDIO PESSOA Cardoso (PSDB)
SIM
CASCAVEL
Décio Paulo Bonilha Munhoz (DR. DÉCIO) (PT)
SIM
CAUCAIA
Washington Luiz de Oliveira Gois (DR. WASHINGTON) (PRB)
SIM
CRATEÚS
CARLOS FELIPE Saraiva Beserra (PCdoB)
SIM
CRATO
SAMUEL Vilar de Alencar Araripe ARARIPE (PSDB)
SIM
FORTALEZA
LUIZIANNE de Oliveira LINS (PT)
NÃO
GRANJA
HÉLIO FONTENELE MAGALHÃES (PSDB)
SIM
HORIZONTE
Manoel Gomes de Farias Neto (NEZINHO) (PSDB)
SIM
ICÓ
MARCOS Eugênio Leite Guimarães NUNES (PMDB)
SIM
IGUATU
AGENOR Gomes de Araújo NETO (PMDB)
NÃO
ITAPIPOCA
JOÃO Ribeiro BARROSO (PSBD)
NÃO
JUAZEIRO DO NORTE
Manoel Raimundo de Santana Neto (DR. SANTANA) (PT)
SIM
LIMOEIRO DO NORTE
João DILMAR da Silva (PRB)
NÃO
MARACANAÚ
ROBERTO Soares PESSOA (PR)
NÃO
MARANGUAPE
GEORGE Lopes Valentim (PCdoB)
SIM
MORADA NOVA
GLAUBER Barbosa CASTRO (PMDB)
SIM
PACAJUS
PEDRO JOSÉ Philomeno Gomes Figueiredo (PSDB)
SIM
PACATUBA
José Roberto Franklin Cavalcante (ZEZINHO CAVALCANTE) (PRB)
NÃO
QUIXADÁ
RÔMULO Nepomuceno Bezerra Carneiro (PT)
SIM
QUIXERAMOBIM
EDMILSON Correia de Vasconcelos JÚNIOR (PMDB)
NÃO
RUSSAS
Raimundo Cordeiro de Freitas (RAIMUNDINHO) (PMDB)
NÃO
SOBRAL
José CLODOVEU de Arruda Coelho Neto (PT)
SIM
TAUÁ
ODILON Silveira AGUIAR (PMDB)
SIM
TIANGUÁ
NATÁLIA Félix da Frota (PMDB)
SIM
TRAIRI
Josimar Moura Aguiar (MAZIM) (PRB)
NÃO
VIÇOSA DO CEARÁ
Pedro da Silva Brito (PEDÃO) (PSBD)
SIM

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: O mapa da reeleição no Ceará
O mapa da reeleição no Ceará
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/07/o-mapa-da-reeleicao-no-ceara.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/07/o-mapa-da-reeleicao-no-ceara.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar