Assembleia vai discutir divisas entre estados

Os problemas sobre a indefinição de divisas em diversas regiões do Nordeste são temas de disputas há vários anos, principalmente com os que fazem fronteiras com o Ceará.

Dep. Neto Nunes (PMDB)
A Assembleia Legislativa formou uma Comissão Especial para diagnosticar a indefinição de divisas entre o Ceará e os estados do Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba. Essa não é a primeira vez que o Legislativo cearense forma um grupo para discutir os limites intermunicipais. Na legislatura passada, o então presidente da Casa, Domingos Filho (PMDB), teve a mesma iniciativa.

Os problemas de indefinição de divisas entre o Ceará e seus vizinhos não apareceram agora. Em 2009 e 2010, a Assembleia tratou através da Mesa Diretora, dessa questão e, agora, a discussão terá continuidade. O presidente da comissão especial criada recentemente, deputado Neto Nunes (PMDB), afirma que os maiores problemas estão entre Ceará e Piauí.

O Piauí, afirma o deputado, já possui uma comissão que está tratando dos litígios e a proposta do Estado vizinho é recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para resolver a questão. Mas para Neto Nunes, esse não é o caminho. Segundo ele, há também a sugestão de fazer plebiscitos, mas alega que tal mecanismo seria muito dispendioso. Na opinião do peemedebista, o melhor é entrar em consenso.

Território
"O Piauí quer tomar 66% do território de Poranga, para emancipar um novo distrito do Estado. Além disso, quer entrar em 32% do território do município de Croatá, 21%; de Tianguá; 19%, de Ipueiras e 16%, de Carnaubal. O Piauí alega que o Ceará entrou 23% no município de Cocal ", exemplificou.

Ele também citou o caso de Icó, município do Ceará, e São Miguel, no Rio Grande do Norte. Segundo Neto Nunes, São Miguel disponibiliza transporte escolar para os alunos de Icó no intuito deles serem matriculados na cidade pernambucana. O motivo, aponta, é garantir mais recursos do Fundo da Educação Básica (Fundeb).

Entre Ceará e Rio Grande do Norte, na divisa das cidades de Tabuleiro do Norte e Apodi, Nunes diz que a Petrobrás detectou poços de petróleo, o que gerou uma disputa para definir a quem esses poços pertencem, se aos cearenses ou potiguares.

O deputado Nenem Coelho (PSDB) alega que interesses políticos dificultam a solução para os litígios, devido às bases eleitorais localizadas próximas as divisas entre um estado e outro. A comissão é composta por Sérgio Aguiar (PSB), Antônio Granja (PSB), Idemar Citó (PR), Hermínio Resende (PSL), Moésio Loiola (PSDB), Sineval Roque (PSB) e Welington Landim (PSB).
 
fonte: Diário do Nordeste

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: Assembleia vai discutir divisas entre estados
Assembleia vai discutir divisas entre estados
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjos2MzpYbuofO84hGqAacQwkt584ljiC5hvoX1YXqg6eLaEfXDvmmS0j_HDsIA6UqQEy-nf5PWPHOM1CPdhBzGWq53qMQjHfHR7gTqCfWW2152xczESyvwMpmJj01aOBpb4A7T9gBKb6g/s320/neto.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjos2MzpYbuofO84hGqAacQwkt584ljiC5hvoX1YXqg6eLaEfXDvmmS0j_HDsIA6UqQEy-nf5PWPHOM1CPdhBzGWq53qMQjHfHR7gTqCfWW2152xczESyvwMpmJj01aOBpb4A7T9gBKb6g/s72-c/neto.jpg
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/06/assembleia-vai-discutir-divisas-entre.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/06/assembleia-vai-discutir-divisas-entre.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar