Presidente da Câmara afirma que, diferentemente de Cunha, não fará chantagem com o governo

Reeleito presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) diz que centrão não existe mais e base aliada reúne cerca de 400 deputados

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, em entrevista ao GLOBO - Jorge William / Agência O Globo
Maia garante que, diferentemente de Eduardo Cunha, não fará chantagem com o governo. Apostando nas reformas, avalia se lançar candidato ao governo em 2018, mas desta vez no mesmo campo de Eduardo Paes. Sobre as citações a seu nome na Lava-Jato, as qualificou como “enredo falso”.

O senhor admite que era o favorito do Planalto?

Havia uma boa vontade, principalmente da equipe econômica, com a minha candidatura. Isso sempre reflete no Palácio do Planalto. As reformas econômicas são o alicerce do governo hoje. Então, na hora em que um presidente da Câmara tem isso como sua bandeira, é claro que há uma tranquilidade do governo.

O senhor teve embates com o líder do governo, André Moura (PSC-SE). Quem seria o líder ideal?

Meu líder ideal é a Gisele Bündchen (risos). Seria melhor um nome que estivesse afinado com o presidente da Câmara. André Moura, sem dúvida, não é. O líder do governo não foi imparcial nesse processo eleitoral, mas não fiz pressão para tirá-lo antes e não farei agora.

André Moura foi escolhido sob influência de Eduardo Cunha, cenário que mudou.

Não sei. Eu acho que eu produzo melhor com um líder mais afinado comigo. Não é o caso do André Moura. Mas é uma decisão do presidente, não tem problema nenhum. Como não teve problema quando eu fui convidado líder e, depois, desconvidado.

O que muda da sua gestão para a de Cunha?

A minha natureza é oposta. É uma pauta conservadora, mas sem excessos. Uma presidência de diálogo. Não vou tratar a pauta da Câmara numa relação de chantagem com o Executivo. O Eduardo Cunha fez chantagem: ou me dá a liderança do governo ou vai ter hostilidade. Esse tipo de ambiente não existe comigo. Significa que o presidente Michel Temer pode dormir tranquilo.

O que o senhor considera “conservador, mas sem excessos”?

Sou contra a legalização das drogas. Considero que a maioria das pessoas que usa uma droga mais pesada começa pela maconha. Não acho que isso vai resolver o problema da sociedade, ao contrário, vai ampliar. Prefiro que a gente tenha uma estratégia, como o Michel Temer fez agora com a criação do Ministério da Segurança Pública, para tratar efetivamente o tema. União homoafetiva, sou a favor, mas sou contra o casamento porque acho que é um falso embate. Casamento é um tema das igrejas, não da sociedade civil. O aborto, com as situações específicas já declaradas pelo Supremo, eu sou a favor.

O que acha da idade mínima?

Sou 100% a favor, eu vou ser afetado por ela, tenho menos de 50 anos. Todo mundo está vivendo mais, acho que há um gatilho interessante: se a expectativa de vida aumenta, aumenta a idade mínima. As pessoas vivem mais, têm que trabalhar mais. E do meu ponto de vista eu teria feito para os novos (contribuintes) um sistema no qual o recebimento futuro teria uma relação clara com aquilo que você contribuiu, gerando um valor mínimo. Mas foi feito de outra forma. Agora o que tem que fazer é o debate da transição. Os jovens não estão olhando para 65 anos.

A anistia ao caixa 2 volta à pauta?

Não volta porque não há maioria para tratar esse tema na Casa. Se tivesse, já teria sido tratado. Houve interesse de alguns parlamentares de separar o que era corrupção do que era caixa dois. Como não houve consenso sobre o texto, esse tema está fora da pauta.

Nem o projeto que criminaliza abuso de autoridade?

Não, porque é para quando o juiz comete crime. Nenhum juiz da Lava-Jato cometeu crime. Então, não tem relação uma coisa com a outra. É para o juiz que molestou a sua enteada não ser somente aposentado compulsoriamente.

O que muda na relação com o Senado com a eleição do Eunício?

O Renan foi um bom presidente do Senado, eu tenho uma relação ótima com ele, inclusive ele me ajudou muito na eleição para presidente da Câmara. O Eunício tem outro perfil, tenho uma boa relação com ele, mas sempre tive relação mais próxima com o Renan. Os botafoguenses (Maia e Renan) sempre se unem.

O senhor pretende disputar o governo do Rio em 2018?


Eu quero ser um bom presidente da Câmara. Sendo um bom presidente da Câmara, posso estar preparado para outros projetos. Governar o Rio, disputar eleições majoritárias como um todo. Não nego que seria bom ser governador do Rio. Se eu conseguir transformar a Câmara em protagonista das reformas, acho que eu vou ter cacife para muita coisa.

E Eduardo Paes seria seu adversário ao governo?


Não vou disputar com o Eduardo Paes, eu vou estar no mesmo campo dele. Já brigamos demais.
Informações: O Globo

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: Presidente da Câmara afirma que, diferentemente de Cunha, não fará chantagem com o governo
Presidente da Câmara afirma que, diferentemente de Cunha, não fará chantagem com o governo
https://3.bp.blogspot.com/-e0TUPTEg9Qg/WJWujZth4SI/AAAAAAAAEgw/bDb-MT1L2H0-N2-WDHPmoeSgsKjDfur0ACLcB/s640/64715950_BRASILBrasiliaBSBPA03-02-2017PAEntrevista-com-o-presidente-da-Cama.jpg
https://3.bp.blogspot.com/-e0TUPTEg9Qg/WJWujZth4SI/AAAAAAAAEgw/bDb-MT1L2H0-N2-WDHPmoeSgsKjDfur0ACLcB/s72-c/64715950_BRASILBrasiliaBSBPA03-02-2017PAEntrevista-com-o-presidente-da-Cama.jpg
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2017/02/presidente-da-camara-afirma-que.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2017/02/presidente-da-camara-afirma-que.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar