Brasil é o promeiro do ranking em propina nos EUA

Segunda posição é da China e terceira é do Iraque; Odebrecht e a Braskem não aparecem na lista


O Brasil é líder em ranking norte-americano que lista países mais citados por empresas globais em investigações sobre pagamento de propina no país. O estudo foi divulgado na última quinta-feira (12) pelo site FCPA (Foreign Corruption Practices Act, que corresponde a Lei Anticorrupção no Exterior) com dados fornecidos pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos e pela SEC (Securities and Exchange Commission, órgão que regula o mercado de capitais no país).

O Brasil aparece 19 vezes como o país em que empresas que operam mundialmente pagaram propina. A segunda posição ficou com a China, que é citada 17 vezes, e a terceira com o Iraque, com oito menções.

Este é o terceiro ano que o site divulga o ranking. A China liderava a lista com 28 menções em 2015 e 40 em 2016. O Brasil, no entanto, nunca ficou de fora. Apareceu na segunda posição nestes dois anos, com 18 e 10 citações. A Rússia ocupava o terceiro lugar, mencionada oito e nove vezes.

A Odebrecht e a Braskem não aparecem na lista das 81 empresas citadas, pois fechou um acordo de leniência com as autoridades norte-americanas em dezembro do ano passado. O ranking só contempla menções ao país em que houve pagamento de suborno em apurações que estão em curso entre 31 de dezembro de 2016 e o final de 2017.

As empresas brasileiras que integram o documento são a Petrobras e a Eletrobras. Organizações internacionais investigadas pela Operação Lava Jato, como a Rolls Royce (Inglaterra), Sevan Marine e Vantage Drilling Company (ambas da Noruega), SBM Offshore (Holanda), Technip SA (França) e Keppel Corporation (Cingapura) também estão na lista.
Informações: Folha de S. Paulo

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: Brasil é o promeiro do ranking em propina nos EUA
Brasil é o promeiro do ranking em propina nos EUA
https://2.bp.blogspot.com/-GP283giwN_o/WHim8cFE1WI/AAAAAAAAEHs/NO6g-HtIcO0fq_DMDlZ1XlNXtP50pXtagCLcB/s640/propina.jpg
https://2.bp.blogspot.com/-GP283giwN_o/WHim8cFE1WI/AAAAAAAAEHs/NO6g-HtIcO0fq_DMDlZ1XlNXtP50pXtagCLcB/s72-c/propina.jpg
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2017/01/brasil-e-o-promeiro-do-ranking-em.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2017/01/brasil-e-o-promeiro-do-ranking-em.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar