A terra na mira de um grande asteroide

Rusty Schweickart, que participou da missão Apollo, teme que um choque poderia acabar com a vida na Terra


Um programa internacional coordenado por países europeus está trabalhando para preparar a Terra para uma ameaça de sofrer um impacto de um asteroide. O ex-astronauta Rusty Schweickart, que participou da missão Apollo, teme que um choque poderia acabar com a vida no nosso planeta.

O astronauta contou que este choque do asteroide com a Terra poderia significar o fim da nossa civilização. Em curto prazo, outros problemas que a humanidade enfrenta, como vírus mortais e mudanças climáticas, por exemplo, podem ser mais importante, mas a longo prazo dificilmente haja algo mais importante que os asteroides.

“Nós não conhecemos os dinossauros pessoalmente, mas sabemos que eles foram eliminados por um impacto de asteroide. Os asteroides já atingiram a Terra milhões de vezes. Podemos vê-los como estrelas cadentes todas as noites. Quando eles são maiores, as coisas ficam complicadas. É só uma questão de tempo até que um grande nos atinja. E já que podemos fazer algo a respeito, deve fazê-lo".

Comparando a ameaça do asteroide com uma guerra nuclear, Schweickart explica que a guerra seria uma catástrofe, mas não nos extinguiria, pois "não temos poder suficiente para tanto. Um asteroide poderia ter esse poder".

O astronauta conta que se estivermos na mira de um esteroide grande, podemos prever com décadas de antecedência e nos preparar, mas os pequenos também preocupam. "A qualquer momento que pudermos salvar vidas ou evitar a destruição de propriedades, devemos fazê-lo. Precisamos de sistemas de alerta antecipado, tecnologias para desviar um asteroide - e precisamos de preparo político também. Deve estar claro quem deve decidir o quê, quem lança os foguetes, quem apresenta a conta a seus cidadãos. Essa é uma decisão planetária. Precisamos fazer isso juntos. Ou não acontecerá", explicou.

“Pela primeira vez na história, temos a oportunidade de mudar o trajeto de um corpo celeste. Vamos perceber do que estamos falando aqui. Estaríamos modificando ligeiramente a mecânica de nosso sistema solar para aumentar nossa chance de sobrevivência. Isso é gigantesco!"

O astronauta contou que estas missões não precisariam de humanos a bordo, isso deixaria a missão dez vezes mais cara, sendo que elas podem ser teleguiadas. "Precisamos é de um robô para fazer o serviço, mais barato e mais rápido", concluiu.
Informações: UOL



COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: A terra na mira de um grande asteroide
A terra na mira de um grande asteroide
https://1.bp.blogspot.com/-SWJw7XjDk48/WEKccXbtJWI/AAAAAAAADoI/55YtlreONYc_PUs6R4KElwyNd0K2tcD1QCLcB/s640/07_04_2016__19_23_1290851bf88ba3a7feb204a459b99b13af18ecf_640x480.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-SWJw7XjDk48/WEKccXbtJWI/AAAAAAAADoI/55YtlreONYc_PUs6R4KElwyNd0K2tcD1QCLcB/s72-c/07_04_2016__19_23_1290851bf88ba3a7feb204a459b99b13af18ecf_640x480.jpg
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2016/12/a-terra-na-mira-de-um-grande-asteroide.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2016/12/a-terra-na-mira-de-um-grande-asteroide.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar