PEC ameaça acabar com 26 partidos

A criação de um mecanismo para limitar o número de partidos no Congresso já foi considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF), mas está de volta à pauta. A votação está agendada para a próxima quarta-feira


A cláusula de desempenho divide políticos e especialistas. Entre os pontos positivos, está o ambiente de governabilidade e o fim das legendas de aluguel; de negativo, o enfraquecimento das siglas ideológicas. Se estivesse em vigor, com o resultado das eleições deste ano, só nove das 35 legendas que existem teriam acesso ao funcionamento parlamentar, ao Fundo Partidário e ao tempo da propaganda gratuita na TV e no rádio.

Para manter esses direitos, os partidos teriam que alcançar 2% dos votos válidos em todo o país no pleito para deputado federal e 2% em pelo menos 14 Unidades da Federação (UFs). A partir de 2022, seriam exigidos 3%, mantendo os 2% nas 14 UFs. Polêmica, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 36/2016 foi aprovada em primeiro turno no Senado, no último dia 11. A proposta passará por um segundo turno na Casa antes de seguir para a Câmara.

Para Aécio Neves (PSDB), coautor da PEC com o colega de Senado e de partido Ricardo Ferraço, o projeto vai racionalizar a política: “Com essa sopa de letrinhas ninguém sabe exatamente o que cada legenda representa. É algo duro, porque muitos têm representação no Congresso e sempre existem os movimentos contra qualquer modificação”.

O deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) rebate dizendo que o modelo só leva em conta o tamanho, e não a qualidade de cada sigla. “Querem limitar na marra, sem diferenciar quais são os de aluguel. Os partidos ideológicos, de compromisso com o trabalhador, correm o risco de ser eliminados. É um grande cinismo, particularmente do Aécio Neves. Em São Paulo foram 12 partidos na coligação dos tucanos”, critica o parlamentar.


Financiamento. A PEC, aliada a outro ponto da reforma – a criação do Fundo de Financiamento da Democracia, com R$ 3 bilhões do Imposto de Renda para os partidos –, fortaleceria os grandes caciques da política.

Conta. O FFD substituiria o Fundo Partidário e é alvo de críticas pelo elevado valor que o cidadão pagaria para bancar as siglas e todas as campanhas eleitorais. O texto, do deputado federal mineiro Marcus Pestana (PSDB), se baseou nos custos dos pleitos de 2012 e 2014.

A Proposta permite que os partidos com afinidade ideológica se unam em uma federação. Eles atuariam com identidade política única, resguardando a autonomia estatutária de cada. O grupo teria direito ao mesmo funcionamento parlamentar dos demais, somando os votos válidos recebidos por seus integrantes. O Fundo Partidário seria dividido pelo quociente de votos na Câmara, assim como o tempo de TV.

Essa poderia ser a estratégia para a sobrevivência dos atingidos pela cláusula de desempenho. Contudo, os pequenos de esquerda têm dificuldade de se aliar a outras legendas. O PSOL, nestas eleições, rejeitou o apoio de outros de esquerda.

Com a lei, o eleito por partido sem direito a funcionamento parlamentar poderia se filiar a outro que o tivesse sem perda do mandato. A mudança não contaria para divisão do Fundo Partidário e da propaganda na TV.
Com informaçõpes: TEMPO


COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: PEC ameaça acabar com 26 partidos
PEC ameaça acabar com 26 partidos
https://3.bp.blogspot.com/-iGxGc577zd4/WDMVf-JqyfI/AAAAAAAADcA/mvHVgVE5FnwbxqT2z9GVR5kp0l8zYLVMQCLcB/s640/imagem_materia.jpg
https://3.bp.blogspot.com/-iGxGc577zd4/WDMVf-JqyfI/AAAAAAAADcA/mvHVgVE5FnwbxqT2z9GVR5kp0l8zYLVMQCLcB/s72-c/imagem_materia.jpg
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2016/11/pec-ameaca-acabar-com-26-partidos.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2016/11/pec-ameaca-acabar-com-26-partidos.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar