Votos nulos, brancos e abstenções

Olavo Câmara


Analisando as eleições para prefeitos de todo o Brasil, se pode notar que 50% dos prefeitos candidatos à reeleição não se reelegeram. Outro ponto que se pode destacar é que muitos prefeitos eleitos tiveram menos votos que o total de votos brancos, nulos e as abstenções. O que está ocorrendo?

Os escândalos, prisões de autoridades e empresários, corrupção e a crise econômica levam ao desânimo dos eleitores. Mas ninguém pode acusar que no Brasil não é democrático, pois temos eleições livres, embora a grande maioria dos eleitores seja frágil no entendimento e na participação política. Nos últimos anos, melhorou um pouquinho a politização, mas ainda estamos muito longe de se tornar um país culto, politizado e consciente.

As denúncias de autoridades que cometeram crimes geraram um grande desinteresse pela política. Mais de sessenta por cento dos jovens não têm o menor interesse pela política. Um projeto de lei tornando o voto livre, ou seja, liberando o eleitor da obrigação de votar a cada eleição, democratizaria ainda mais o voto.

Os partidos e os políticos têm muito medo e comentam: “Caso o Congresso Nacional torne o voto não obrigatório, os eleitores não mais comparecerão às urnas”. Entretanto, vale destacar que em todos os países civilizados onde foi implantado o voto livre, liberalizando-se o eleitor da obrigação de comparecer e votar nas eleições, a média de comparecimento às urnas tem variado de 50% a 80%. A “obrigatoriedade do voto implantada no Brasil é resquício das várias ‘ditaduras’ e ‘Golpes de Estado’, bem como, outras obrigações que estão aí: serviço militar e Voz do Brasil obrigatórios”.

Com a implantação da liberdade de se votar, diminuiria a corrupção e os favores na política, pois o candidato ao oferecer dinheiro ou algum favor, ficaria inseguro, pois o voto não sendo obrigatório, fatalmente pensaria: “Será que o eleitor vai honrar e cumprir o compromisso de votar em mim?”. A corrupção e os gastos com as campanhas eleitorais diminuiriam muito. O abuso de poder, mordomias, politiquice e incapacidade moral por parte dos maus políticos sofreriam mudanças.

A desmoralização de muitos políticos está a pedir mudanças profundas na legislação e política partidária. O Brasil está necessitando de muitas alterações no encaminhando da política e dos partidos, visando implantar uma nova cultura. É hora de acabar com o estelionato político.


Olavo Câmara é advogado, professor, mestre e doutor em Direito e Política.

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: Votos nulos, brancos e abstenções
Votos nulos, brancos e abstenções
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2016/11/olavo-camara-analisando-as-eleicoes.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2016/11/olavo-camara-analisando-as-eleicoes.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar