Lideranças emancipalistas cobram de deputado ação em prol de criação de novos municípios

Nas regiões sul e sudeste do Pará há 30 vilas que pretendem se transformar em município. Só em Marabá são quatro distritos.

Deputado Beto Salame (PP-PA), na Camara de Vereadores de Marabá-PA reunido com lideranças do movimento Emancipalistas discutindo sobre a criação de novos municipios.
Nesta segunda-feira, 31, líderes comunitários de diversas vilas de Marabá mantiveram reunião com o deputado federal Beto Salame (PP-PA) para pedir que ele interceda pela celeridade da aprovação, na Câmara dos Deputados, do projeto de criação de novos municípios no País. A conversa aconteceu na Sala de Reuniões da Câmara Municipal de Marabá e contou com a participação do vereador Alecio Stringari e dos eleitos Mariozan Quintão e Thiago Koch, além de 12 líderes de comunidades da zona rural de Marabá.

O deputado Beto Salame fez um relatório aos 12 líderes comunitários sobre o andamento do projeto de criação de novos municípios no País. Disse que conversou recentemente com o relator da Comissão Especial que analisa a criação de novos municípios, Carlos Henrique Gaguim (PTN-TO) e ele informou que o relatório está pronto, mas que não vê cenário favorável para sua apresentação na Câmara dos Deputados ainda este ano, diante do cenário econômico por que passa o País.

A proposição prevê que a criação, incorporação, fusão e o desmembramento de municípios só poderão ocorrer após a realização de Estudos de Viabilidade Municipal (EVMs) e de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos municípios envolvidos. A comissão especial é presidida pelo deputado Hélio Leite (DEM-PA).

Gaguim teria dito que o principal argumento do governo neste momento é de que há custos para União com a criação de novos municípios, por isso resolveu paralisar momentaneamente o projeto, até por conta da crise financeira. “Ele me disse que o momento mais apropriado é próximo do recesso, em dezembro pois não sofreria muita crítica do governo nesta época do ano”, disse o deputado.

João Cardoso, um dos mais antigos sonhadores com a criação de novos municípios, diz estar preocupado caso o projeto não seja aprovado ainda este ano pela Câmara dos Deputados, em Brasília. “Se não votarem esse ano, ficará para 2024, porque depois de aprovado, será sancionado, o projeto ainda tem de passar seis meses sem ninguém tocar e só então será autorizado plebiscito, prevê”.

O vereador Alecio Stringari observa reconhece que é preciso levar em consideração a situação em que o País se encontra. “Houve dois vetos da presidente Dilma, porque ela sabia da situação em que o Brasil se encontrava e ainda tinha a mídia do Sul e Sudeste contra ela. Mesmo assim, não podemos baixar a guarda por nossa luta”, diz.

Beto Salame disse que tudo vai depender dos acordos entre as lideranças dos partidos e ela só será travada lá na frente. “A briga de hoje é pela apresentação do relatório do Gaguim. Precisamos convencê-lo fazer isso o mais rápido possível. Devemos apresentar esse projeto, mesmo em meio à crise. Os argumentos do governo não podem ser aceitos, mesmo diante deste período turbulento”, disse o deputado federal.

O deputado Salame ficou de intermediar uma reunião com o presidente da Comissão Especial para criação dos novos municípios, o paraense Hélio Leite, em Brasília, para que os representantes desta região do Pará possam pedir que ele exija que o relator apresente logo seu relatório. Dentro de poucos dias, todos os participantes da reunião serão informados sobre a audiência em Brasília.
Com informações: Blog Zédudu

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: Lideranças emancipalistas cobram de deputado ação em prol de criação de novos municípios
Lideranças emancipalistas cobram de deputado ação em prol de criação de novos municípios
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjvXEVEcJRt19f2Etuvj2yfTJMObDt4GJcTTKxg79UBUErNkZQvktOHR5tJzBIj_0SUU0YeSVO55C1MV_zFPQ0qldj0h-YFw2_-B0HdcGXznG_pRB3QTebnsH8scryBa7RB5uoOMBFj0Ho/s640/Reuni%25C3%25A3o-com-deputado-Beto-Salame-1024x679.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjvXEVEcJRt19f2Etuvj2yfTJMObDt4GJcTTKxg79UBUErNkZQvktOHR5tJzBIj_0SUU0YeSVO55C1MV_zFPQ0qldj0h-YFw2_-B0HdcGXznG_pRB3QTebnsH8scryBa7RB5uoOMBFj0Ho/s72-c/Reuni%25C3%25A3o-com-deputado-Beto-Salame-1024x679.jpg
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2016/11/liderancas-emancipalistas-cobram-de.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2016/11/liderancas-emancipalistas-cobram-de.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar