Fatos que provavelmente você não sabia sobre Cuba! (Antes do socialismo)

Cuba era o 3° país mais rico das Américas, com a 3° capital mais moderna do mundo, 6° maior renda per capita do mundo, país mais rico que a Itália, Espanha, Japão, Áustria e Portugal


A vida de um cubano da era pré-castro talvez não fosse a melhor do mundo. Em relação às potências da época, o país ainda tinha diversos atrasos, tirando alguns dados que realmente poderiam ser descritos como “de primeiro mundo”. Desigualdade, racismo e corrupção eram problemas evidentes na sociedade cubana.

· Em 1956, a ONU reconheceu Cuba como o segundo país na América Latina com as menores taxas de analfabetismo (apenas 23,6%). As taxas do Haiti eram de 90%; e da Espanha, El Salvador, Bolívia, Venezuela, Brasil, Peru, Guatemala e República Dominicana 50%.

· Em 1957, a ONU reconheceu Cuba como o melhor país da América Latina em número de médicos per capita (1 por 957 habitantes), com o maior percentual de casas com energia elétrica, depois o Uruguai; e com o maior número de calorias (2870) ingeridas per capita.

· O primeiro hotel a ter ar condicionado Central em todo o mundo foi construído em Havana: o Hotel Riviera em 1951.

· A primeira nação da América Latina e a terceira no mundo (atrás da Inglaterra e dos EUA), a ter uma ferrovia foi Cuba, em 1837.

· A primeira demonstração, em nível mundial, de uma indústria movida a eletricidade foi em Havana, em 1877.

· Cuba já tinha uma excelente escola de medicina, investia-se pesado em pesquisa ao ponto de Cuba ter em 1881, descoberto o agente transmissor da febre amarela e definiu sua prevenção e tratamento e de ter aplicado a primeira anestesia com éter na América Latina, em 1847. Em 1907, estreou em Havana o primeiro aparelho de Raios-X em toda a América Latina.

· O primeiro sistema elétrico de iluminação em toda a América Latina (incluindo a Espanha) foi instalado em Cuba, em 1889.

· Entre 1825 e 1897, entre 60 e 75% de toda a renda bruta que a Espanha recebeu do exterior vieram de Cuba.

· O primeiro bonde que circulou na América Latina foi em Havana, em 1900.

· Também em 1900, antes de qualquer outro país na América Latina, foi em Havana que chegou o primeiro automóvel.

· A primeira cidade do mundo a ter telefonia com ligação direta (sem necessidade de telefonista) foi em Havana, em 1906.

· Em 19 maio de 1913, quem primeiro realizou um vôo em toda a América Latina foram os cubanos Agustin Parla e Rosillo Domingo, entre Cuba e Key West, na Forida, EUA, que durou uma hora e quarenta minutos.

· Em 1922, Cuba foi o segundo país no mundo a abrir uma estação de rádio e o primeiro país do mundo a transmitir um concerto de música e apresentar uma notícia pelo rádio.

· A primeira locutora de rádio do mundo foi uma cubana: Esther Perea de la Torre. Em 1928, Cuba tinha 61 estações de rádio, 43 delas em Havana, ocupando o quarto lugar no mundo, perdendo apenas para os EUA, Canadá e União Soviética. Cuba foi o primeiro país no mundo em número de estações por população e área territorial.

· Em 1937, Cuba decretou, pela primeira vez na América Latina, a jornada de trabalho de 8 horas, o salário mínimo e a autonomia universitária que foi perdida com o regime de Fidel Castro.

· Em 1940, Cuba adotou a mais avançada Constituição de todas as Constituições do mundo. Na América Latina foi o primeiro país a conceder o direito de voto às mulheres, igualdade de direitos entre os sexos e raças, bem como o direito das mulheres trabalharem.

· O segundo país do mundo a emitir uma transmissão pela TV foi Cuba, em 1950. As maiores estrelam de toda a América, que não tinham chance em seus países, foram para Havana para atuarem nos seus canais de televisão.

· O primeiro prédio construído em concreto armado em todo o mundo fica em Havana: O Focsa, em 1952.

· Em 1954, Cuba tinha uma cabeça de gado por pessoa. O país ocupava a terceira posição na América Latina (depois de Argentina e do Uruguai) no consumo de carne per capita.

· Em 1940, Cuba foi o primeiro país da América Latina a ter uma presidente da raça negra, eleita por sufrágio universal, por maioria absoluta, quando a maioria da população era branca. Ela se adiantou em 68 anos aos Estados Unidos.

· Em 1955, Cuba era o segundo país na América Latina com a menor taxa de mortalidade infantil (33,4 por mil nascimentos).

· Cuba tinha mais carros transitando pelas ruas de Havana do em todo o Brasil.

· Cuba foi o primeiro país do mundo a ter TV em cores.

· Em 1958, Cuba foi o segundo país do mundo a emitir uma transmissão de televisão a cores.

· Em 1959, Havana era a cidade do mundo com o maior número de salas de cinema: (358), batendo Nova York e Paris, que ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Hoje, depois de mais de meio século, a "Revolução" socialista cubana, a mais antiga ditadura do planeta tem sido acusado de inúmeras violações dos direitos humanos, incluindo tortura, detenções arbitrárias, julgamentos injustos e execuções extrajudiciais (também conhecido como "El paredón").

A Human Rights Watch acusa o governo de "reprimir quase todas as formas de dissidência política" e que "aos cubanos são sistematicamente negados direitos fundamentais de livre expressão, associação, reunião, privacidade, movimento e devido processo legal."

Os cidadãos não podem sair ou voltar para Cuba sem obter primeiramente uma permissão oficial.

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: Fatos que provavelmente você não sabia sobre Cuba! (Antes do socialismo)
Fatos que provavelmente você não sabia sobre Cuba! (Antes do socialismo)
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgPfeHRm0Z_VUkwJyXksLZazC1AwfdBeYYNcVU0zgDkRURwYFHGrytSS47IZJFiiyiJPaze6GOpfYeOg7Z4XkHC_VxK41_N6ntkuXipoZUa0zvFPdj6Lf0cSxjg-p_nsCWdo7tS45SP1_c/s640/Before-Castro-18.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgPfeHRm0Z_VUkwJyXksLZazC1AwfdBeYYNcVU0zgDkRURwYFHGrytSS47IZJFiiyiJPaze6GOpfYeOg7Z4XkHC_VxK41_N6ntkuXipoZUa0zvFPdj6Lf0cSxjg-p_nsCWdo7tS45SP1_c/s72-c/Before-Castro-18.jpg
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2016/11/fatos-que-provavelmente-voce-nao-sabia.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2016/11/fatos-que-provavelmente-voce-nao-sabia.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar