Prévia da inflação oficial tem a menor taxa para outubro desde 2009

IPCA-15 perdeu força de setembro para outubro: de 0,23% para 0,19%. Esse foi o menor IPCA-15 para os meses de outubro desde 2009, quando chegou a 0,18%.
Deflação de alimentos exerceu a maior contribuição no período.


Preço dos alimentos recuou em outubro, segundo o IBGE (foto: Nacho Doce/REUTERS)
O Índice de Preços ao Consumidor - Amplo 15 (IPCA-15), considerado uma prévia da inflação oficial, perdeu força de setembro para outubro, ao passar de 0,23% para 0,19%, segundo informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (21). 

O que mais contribuiu para que o IPCA-15 perdesse força foi o grupo de alimentação e bebidas, que teve deflação de 0,25%, acima da queda de 0,01% de setembro. O preço do leite longa vida, por exemplo, caiu 8,49% mais barato, assim como o da batata-inglesa (-13,03%), das hortaliças (-6,18%) e do feijão-carioca (-6,17%), que durante muitos meses foi considerado o grande vilão da inflação.

VEJA A LISTA DOS ALIMENTOS QUE TIVERAM MAIOR QUEDA E MAIOR ALTA DE PREÇOS

Na contramão, alguns alimentos impediram que a queda de preços fosse ainda maior. É o caso das carnes, cujos preços subiram 2,45% em outubro.

Entre os grupos de gastos analisados pelo IPGE, os de artigos de residência também mostraram precos mais baixos. De setembro para outubro, a variação passou de uma taxa positiva de 0,25% para uma negativa de 0,31%. O de despesas pessoais seguiu a mesma tendência e registrou deflação de 0,12%, após subir 0,6%, em setembro.

No entanto, outros grupos como os de habitação (de 0,48% para 0,6%) e transportes (-0,1% para 0,67%). O primeiro foi influenciado pelo aumento do preço do botijão de gás (3,55%) e o segundo pelo reajuste do custo das passagens aéreas (10,36%) e do etanol (3,38%), que fez com que a gasolina subisse 0,8%.

CURITIBA

A capital que registrou o maior avanço de preços de setembro para outubro foi Goiânia (0,38%), influenciada pelo litro da gasolina e do etanol, que ficaram mais caros. Por outro lado, a região metropolitana de Curitiba mostrou deflação de 0,26%, sob pressão dos alimentos, que ficaram mais baratos.

ACUMULADO NO ANO

No ano, o índice acumula alta de 6,11%. No mesmo período do ano anterior, a taxa havia ficando em 8,49%. Em 12 meses, o IPCA-15 está e, 8,27%. Em outubro do ano passado, nessa mesma base de comparação, o índice havia atingido 8,78%. Apesar de ter desacelerado, a inflação segue acima do teto da meta de 4,5% ao ano estipulada pelo Banco Central.

PREVISÕES

A estimativa do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) deste ano recuou estapa 7,01%, segundo boletim Focus mais recente do Banco Central.

Com informações: Do G1, em São Paulo

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: Prévia da inflação oficial tem a menor taxa para outubro desde 2009
Prévia da inflação oficial tem a menor taxa para outubro desde 2009
https://1.bp.blogspot.com/-F8GiNIXvf4M/WAoP_tlidVI/AAAAAAAAC1w/0uwMaqTEFMkDDZoTl62Gnq0GVZOxnXiewCLcB/s1600/mercado.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-F8GiNIXvf4M/WAoP_tlidVI/AAAAAAAAC1w/0uwMaqTEFMkDDZoTl62Gnq0GVZOxnXiewCLcB/s72-c/mercado.jpg
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2016/10/previa-da-inflacao-oficial-tem-menor.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2016/10/previa-da-inflacao-oficial-tem-menor.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar