Opção da reeleição de vereadores, deputados e senadores.

As eleições, são vistas pela maioria dos eleitores como uma mobilização de esperanças, para obter novas conquistas e vantagens. 


No Brasil, cargos de vereador, deputados e senadores podem ser preenchidos pelas mesmas pessoas a vida inteira porque a reeleição é permitida quantas vezes quiser.

O que os eleitores pensam dos atuais vereadores e o que os vereadores fizeram pelos eleitores para serem reconhecidos a ponto de serem reeleitos? Nesta perspectiva, a eleição, como regra, favorece o candidato da mudança em vez o da continuidade.

A lei, ao admitir a reeleição permitiu-se disputar a eleição; ser vereador e ser candidato. Mas a lei também proíbe usar os recursos públicos – no seu sentido amplo - para seu benefício pessoal ou partidário.

Mas o eleitor, entretanto, experimenta também dentro de si, vários conflitos:
• O novo parece-lhe mais atraente, mas qual a garantia que tem de que vai fazer o que deve ser feito? Será que ser tudo aquilo que parece ser e promete ser?
• A mudança é uma melhoria, um progresso. Mas se a mudança comprometer o que está funcionando bem, sem conseguir trazer novas vantagens?
• Um candidato menos conhecido, é também atraente, é um candidato a ser conhecido durante a campanha. Mas quem garante que ele está preparado para o desafio?

Cada um dos candidatos deverá então lutar para convencer o eleitor desconfiado de que é possuidor de atributo melhor que o do adversário.

Assim, o candidato à reeleição vai procurar mostrar que o novo mandato que pleiteia não se limitará a dar continuidade ao que já existe, mas que, ao contrário, ele está comprometido com as mudanças, mudanças de verdade.

Esta é a lógica política de uma disputa entre um candidato que busca a eleição e outro que busca a reeleição. Cada um domina de cada lado: o da continuidade e o da mudança.
Nesta situação a luta eleitoral se transforma num “cabo de guerra”, em que cada candidato puxa a corda para o seu lado, até fazer o adversário desestabilizar.

No município de Caucaia, CE, o distrito de Jurema com uma população de mais de cento e quarenta mil habitante e 80.625 eleitores aptos a votar, tem por tradição não reeleger vereadores do local, salvo o feito produzido pelo vereador José Arivaldo Bezerra (PERNAMBUCO) eleito em 2000 e reeleito em 2004.


Ao eleitor fica difícil avaliar ou mudança sem continuidade, ou continuidade sem mudança. 

Esta é uma situação politicamente muito sensível, para qual se recomendaria muita cautela e discrição.

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: Opção da reeleição de vereadores, deputados e senadores.
Opção da reeleição de vereadores, deputados e senadores.
https://4.bp.blogspot.com/--fKbvnYcJVY/V_6CKrrhEtI/AAAAAAAACsc/yqE7PxyUOp8TPUmB8OgafujZ3KtD2tUxQCEw/s320/0-0a1ky100.JPG
https://4.bp.blogspot.com/--fKbvnYcJVY/V_6CKrrhEtI/AAAAAAAACsc/yqE7PxyUOp8TPUmB8OgafujZ3KtD2tUxQCEw/s72-c/0-0a1ky100.JPG
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2016/10/opcao-da-reeleicao-de-vereadores_12.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2016/10/opcao-da-reeleicao-de-vereadores_12.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar