Comissão da Câmara analisa medidas de combate à corrupção

 Diferentes atores sociais podem ser impactados pelas mudanças. A criminalização do caixa dois, por exemplo, alteraria a forma como o mundo político gerencia recursos de campanhas. 

Deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), relator da proposta
Desde o início de agosto, uma comissão especial analisa o Projeto de Lei 4850/16, que faz uma série de mudanças nos códigos Penal (Decreto-Lei 2.848/40), de Processo Penal (Decreto-Lei3.689/41) e em diversas leis relacionadas ao combate à corrupção.

A proposta chegou à Câmara dos Deputados em junho inspirada nas “10 Medidas contra a Corrupção ” apresentadas pelo Ministério Público Federal (MPF) e respaldada por mais de 2 milhões de assinaturas e no apoio de 100 entidades da sociedade civil.

Após mais de um mês de debates, alguns temas concentraram as polêmicas, como a criação de um teste de integridade para agentes públicos e a mudança no entendimento sobre o que pode ser considerado prova ilícita em um processo. Já outros assuntos, como campanhas educativas para evitar a corrupção e a criminalização do enriquecimento ilícito, são consensuais e defendidos pela maior parte dos debatedores.

As sugestões reunidas pelo projeto vão desde a destinação de recursos públicos para publicidade institucional para combater conduta corrupta até a criminalização do enriquecimento ilícito de servidor e do caixa dois em campanhas eleitorais.

A cultura da corrupção, que a proposta pretende mudar, se reflete no ranking internacional de percepção da corrupção, feito pela organização não-governamental Transparência Internacional. Nesse ranking o Brasil ocupa o 76° lugar, entre os 168 analisados. Foi o país que teve a maior piora no índice, em grande parte por causa do escândalo da Petrobras, segundo a entidade.

Já com relação à percepção de corrupção corporativa, o Brasil alcançou a medalha de ouro como o mais corrupto, segundo a última edição do “Global Fraud Survey”, estudo feito pela empresa de auditoria Ernst & Young.

O País foi da 8ª para a 1ª colocação, o que indica uma deterioração nas práticas de improbidade. Pela pesquisa, para 90% dos executivos brasileiros, corrupção e suborno são práticas usuais no ambiente de negócios. O percentual é maior do que a média na América do Sul (74%) e global (39%).

A auditoria ouviu 2.825 executivos de alto escalão, chefes das áreas jurídicas e de auditoria interna das maiores companhias de 62 países, sobre corrupção, improbidade corporativa e comportamento antiético.

Fonte: Agencia Câmara

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: Comissão da Câmara analisa medidas de combate à corrupção
Comissão da Câmara analisa medidas de combate à corrupção
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhTcKrxL1EZS4Sh6H9kbxf4N5sCSgBAaOqQi8OuAslygZOhw1Ys2kRso4q2Db45PxJr6SfyT7DfNlQFr3YJRJhfsNlhyphenhyphenC3_9yMhVDPA1Y9mXXyyFHj3uZB1qklZ-MOItazcktU5FdoW2hk/s640/21868080905_aa66c4a10b_k.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhTcKrxL1EZS4Sh6H9kbxf4N5sCSgBAaOqQi8OuAslygZOhw1Ys2kRso4q2Db45PxJr6SfyT7DfNlQFr3YJRJhfsNlhyphenhyphenC3_9yMhVDPA1Y9mXXyyFHj3uZB1qklZ-MOItazcktU5FdoW2hk/s72-c/21868080905_aa66c4a10b_k.jpg
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2016/10/comissao-da-camara-analisa-medidas-de_17.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2016/10/comissao-da-camara-analisa-medidas-de_17.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar