Lula e PT querem perdoar corrupção quando praticada por uma “causa”

A forte reação da velha cúpula do Partido dos Trabalhadores às condenações de seus diletos “companheiros” pelo Supremo Tribunal Federal revela muito mais que a simples e justa defesa pública de correligionários. 
Quando o ex-presidente Lula da Silva passou a negar com veemência a existência do mensalão e praticamente atestar a legitimidade do caixa dois nos partidos políticos, os brasileiros assistiram o transfigurar dos antigos discursos, tudo em nome da manutenção do poder, passando a respaldar esse “novo estatuto” com ações populistas pedestres.
Lula e o PT começaram a justificar e perdoar a corrupção quando praticada em nome de uma “causa”, ainda que quase ninguém tenha noção de qual seja ela e a quem possa servir.
Hoje, quando o Ministério Público e os ministros da Suprema Corte utilizam expressões contundentes para classificar os quadrilheiros petistas e a horda de bandidos que participaram do mensalão e dos fartos desvios de recursos públicos, restou ao partido a tentativa de promover alguma comoção na ala fanática, quiçá lunática! de sua militância, esperando que esta faça uso de atos e movimentos públicos em prol dos futuros “companheiros” presidiários. 
Querem até criar uma “caixinha” o “caixa três”!, onde os filiados possam depositar dinheiro para ajudar a pagar as multas milionárias estipuladas pelo STF, as quais o partido legalmente não pode arcar. O mensalão existiu sim! Desnudou o verdadeiro PT e as práticas mazelares desse partido onde colocou a mão para governar. Fisiológicos, permissivos com a corrupção, ineficientes na execução de projetos básicos e discursistas extremados. 
Enquanto tentam comprar a massa com esmolas assistencialistas, abastecem os cofres partidários para sedimentar palanques futuros.
Nada mais difere o PT dos tradicionais partidos políticos e suas práticas criminosas. Aliás, há agora uma distinção: políticos de alta cúpula condenados à cadeia por corrupção. 
O que temos, enfim, é uma osteoporose política que abala de forma tétrica o ambiente democrático brasileiro. Despreparados para a era digital e toda explosão horizontal da informação, não apenas o PT, mas a maioria dos partidos trafegou por caminhos anacrônicos e, provavelmente, sem volta. 
Desconsideraram o poder da formação de opinião através dos meios virtuais. Por equívoco óbvio, ainda tentam lidar com a mídia como a classe política fazia nos idos tempos do magnata Assis Chateaubriand e permitiram que seus velhos caciques de uma ex-esquerda brasileira protagonizassem, em nome do partido, das “causas” e das “lutas”, as mais bizarras e bárbaras práticas da politicagem que corrói as estruturas democráticas do país. 
Fique claro: nada justifica a corrupção. Nem “causas”, nem “lutas”, muito menos sociologias tergiversas e discursos vazios.
As condenações que brotam do STF são legítimas e não há gritaria oficial do PT que possa desconstruir as merecidas punições aos saqueadores da República. 
Como bem argumentou o colunista Merval Pereira, em O Globo: “Na verdade, o PT tenta desqualificar as instituições que ainda não conseguiu aparelhar”.
HELDER CALDEIRA é escritor, jornalista, apresentador de TV e comentarista político da Rede Record.

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: Lula e PT querem perdoar corrupção quando praticada por uma “causa”
Lula e PT querem perdoar corrupção quando praticada por uma “causa”
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj4yy6TCBa9WfADOtm68ufbVFnAHyftcS7OdPVKfbZhV3av_KbbK82afxWusykeV0v_4-D4SqM1KsfWmqf1e5vUFJgBnnHE_OBWJAdvHclcWC8MWIumqqBE2CoHXwLVGouNaTtdQEjsRhM/s320/CHEFE+DO+1.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj4yy6TCBa9WfADOtm68ufbVFnAHyftcS7OdPVKfbZhV3av_KbbK82afxWusykeV0v_4-D4SqM1KsfWmqf1e5vUFJgBnnHE_OBWJAdvHclcWC8MWIumqqBE2CoHXwLVGouNaTtdQEjsRhM/s72-c/CHEFE+DO+1.png
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2012/11/lula-e-pt-querem-perdoar-corrupcao.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2012/11/lula-e-pt-querem-perdoar-corrupcao.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar