Eleições 2012 - Os candidatos mais ricos nas capitais

Segundo as declarações disponíveis no site oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o candidato mais rico deste ano é Mauro Mendes (PSB), empresário de metalurgia e ex-presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso. Mendes, que deseja ser prefeito de Cuiabá, tem um patrimônio declarado de 116,8 milhões de reais, a maior parte de uma empresa chamada Bipar Investimentos e Participações. Sua evolução patrimonial merece destaque. Quando foi candidato em 2008, tinha 23,8 milhões de reais. Em 2010, quando disputou o governo, tinha 57 milhões. Hoje, Mendes é líder nas pesquisas eleitorais em Cuiabá e, segundo levantamento publicado pelo site RD News na quinta-feira 12, seria eleito no primeiro turno, com 47% dos votos.

Mauro Mendes (PSB), o candidato mais rico.
O segundo candidato mais rico de 2012 é exemplo de que o brasileiro não tem preconceitos com a riqueza. Marcio Lacerda, também do PSB, disputa a reeleição em Belo Horizonte com um patrimônio de 58 milhões. Quando foi eleito, em 2008, Lacerda já era um milionário, com patrimônio de 55 milhões de reais.
O terceiro colocado na lista também vem do Centro-Oeste. É Reinaldo Azambuja, deputado federal candidato em Campo Grande (MS). Filiado ao PSDB, ele vai liderar a primeira candidatura própria dos tucanos na cidade após 20 anos de parceria com o PMDB. Azambuja é integrante da bancada ruralista na Câmara e tem entre seus maiores bens terras e cabeças de gado.
O empresário Carlos Amastha (PP), candidato em Palmas, é o quarto mais rico, com patrimônio de 18 milhões de reais. Nascido na Colômbia e dono de shoppings centers, Amastha é candidato pela primeira vez. Em sua declaração de patrimônio chamam a atenção os 2 milhões de reais em espécie que ele diz possuir.
O deputado federal ACM Neto (DEM) é o quinto candidato mais rico nas capitais. Seu patrimônio, que nas eleições de 2010 era de 2,5 milhões de reais, passou para mais de 9 milhões de reais atualmente. Segundo a declaração de bens, isso se deu por conta da aquisição de cotas da TV Bahia, afiliada da Rede Globo no Estado. ACM Neto é um dos diversos políticos com participação em emissoras de TV. Pela lei atual, que é alvo de uma reforma paralisada há anos, um político pode ser sócio de uma emissora de tevê ou rádio, mas não pode ser diretor. Há críticas quanto à permissão pois o veículo de imprensa pode ser usado para favorecer o sócio e prejudicar seus rivais.
Completam a lista dos dez candidatos mais ricos nas capitais Gabriel Chalita (PMDB-SP), dono de 11,5 milhões de reais; João Castelo (PSDB-MA), com 8,5 milhões; Ratinho Júnior (PSC-PR), 7,5 milhões de reais; José Maranhão (PMDB-PB), com 6,9 milhões; e Mario Português (PPS-RO), com 4,9 milhões.
Cabe lembrar que todos esses números são referentes às declarações que os próprios candidatos entregam ao TSE. A Justiça Eleitoral pode solicitar os dados, mas não tem poder para investigar como o patrimônio foi adquirido ou se há ocultação de bens por parte dos candidatos, um papel que cabe à Receita Federal. A falta de verificação dos dados faz com que os candidatos também entreguem declarações cheias de erros. As simples exigência da declaração serve para aumentar a transparência do pleito, o que é sempre bom, mas basta uma rápida pesquisa no site do TSE para o eleitor verificar estranhezas. Eduardo Paes (PMDB), candidato à reeleição no Rio de Janeiro, por exemplo, não declarou nenhum imóvel em seu nome, apenas investimentos. Patrus Ananias (PT), concorrente do milionário Lacerda em Belo Horizonte, disse não ter qualquer bem em seu nome.

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: Eleições 2012 - Os candidatos mais ricos nas capitais
Eleições 2012 - Os candidatos mais ricos nas capitais
http://1.bp.blogspot.com/-MRahaeFBA-0/UAeMtsOLE0I/AAAAAAAABv0/iI6nuzhznyE/s320/img_20110610_091834.jpg
http://1.bp.blogspot.com/-MRahaeFBA-0/UAeMtsOLE0I/AAAAAAAABv0/iI6nuzhznyE/s72-c/img_20110610_091834.jpg
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2012/07/eleicoes-2012-os-candidatos-mais-ricos.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2012/07/eleicoes-2012-os-candidatos-mais-ricos.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar