Atualização de Divisas Intermunicipais do Território Bacia do Paramirim


A Bacia do Paramirim é um dos menores Territórios de Identidade da Bahia com nove cidades, 158 mil habitantes e 9,6 mil km2 de extensão. Apesar de pequeno, a região possui um problema comum aos demais Territórios: cerca de 50 anos sem a revisão dos limites intermunicipais. 
A fim de resolver esses impasses nesta terça-feira, dia 05 de junho, às 15h, ocorrerá a reunião de abertura da campanha de Atualização de Divisas Intermunicipais do Estado. O evento será na Câmara Municipal de Paramirim, situada na Av. Botuporã, 195, Centro. 
Durante a atividade será explicada a metodologia e objetivos da Lei estadual 12.057 que determina a atualização das divisas dos 417 municípios baianos. A demarcação das novas divisas será feita com base nos estudos elaborados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan), em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação da Assembléia Legislativa da Bahia.
As instituições parceiras esperam a presença de gestores, organizações sociais e imprensa dos municípios de: Boquira, Botuporã, Caturama, Érico Cardoso, Ibipitanga, Macaúbas, Paramirim, Rio do Pires, Tanque Novo. O diretor-geral da SEI, Geraldo Reis, ressalta a importância do comparecimento: “Atualizar os limites territoriais com base nos limites administrativos vigentes vai aportar segurança jurídica para os municípios e facilitar o planejamento das ações governamentais, os repasses de recursos federais, a realização de serviços e obras de todos os órgãos da administração pública e a construção de índices e dados socioeconômicos”.
A última vez que os limites das cidades baianas foram definidos foi em 1953, quando o Estado tinha apenas 150 municípios. Atualmente são 417. A legislação previa que deveriam ser realizadas revisões territoriais de cinco em cinco anos, mas não tinha sido realizada nenhuma até a aprovação da Lei 12.057, de autoria do deputado estadual João Bonfim, em janeiro de 2011.
A previsão da SEI é de que o novo mapa territorial do estado esteja concluído até 2014. Até o momento, os Territórios de Vitória da Conquista, Itapetinga e Sertão Produtivo foram finalizados, e os Territórios do Litoral Sul, Costa do Descobrimento, Extremo Sul e Velho Chico tiveram os trabalhos iniciados. “O trabalho é meticuloso, extremamente objetivo, realizado dentro da legalidade e respeitando os critérios de imparcialidade e predomínio do interesse público. Seguimos a determinação da Lei, que aponta a prevalência do pertencimento da população e dos limites administrativos”, explica Geraldo.


COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: Atualização de Divisas Intermunicipais do Território Bacia do Paramirim
Atualização de Divisas Intermunicipais do Território Bacia do Paramirim
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjr2cipHEfb-_dnHkVyhN1AsV40OgtNPVDwvTmn8pJUnSy6irkQWBoG1lQN7eSaM47zHe2ZFyMNTVCgAokr50yhDAxBWp6de_Ul-W5mduqyXuWuLbB_S1_gSLDvUCMNHyE2g2UessaGcoE/s320/a.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjr2cipHEfb-_dnHkVyhN1AsV40OgtNPVDwvTmn8pJUnSy6irkQWBoG1lQN7eSaM47zHe2ZFyMNTVCgAokr50yhDAxBWp6de_Ul-W5mduqyXuWuLbB_S1_gSLDvUCMNHyE2g2UessaGcoE/s72-c/a.jpg
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2012/06/atualizacao-de-divisas-intermunicipais.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2012/06/atualizacao-de-divisas-intermunicipais.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar