Índice financeiro de municípios pode ser usado em discussão sobre FPE


O presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, deputado Domingos Neto (PSB-CE), disse que o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), criado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), pode ajudar os deputados em discussões importantes que serão travadas este ano, como a redistribuição do Fundo de Participação dos Estados (FPE).
 
Domingos Neto PSB-CE) diz que a proibição 
de criar municípios poderá ser revista
Os dados do IFGF foram debatidos nesta quarta-feira (9), em audiência pública da comissão. A pesquisa aponta que 65% dos municípios brasileiros estão em situação fiscal difícil.
Domingos Neto disse que essa situação não é nova, mas acredita que os dados poderão embasar mudanças na legislação. “Vamos discutir uma nova redistribuição do Fundo de Participação dos Estados e é preciso refazer o pacto federativo. Essa desigualdade não tem solução fácil”, disse.
Em fevereiro de 2010, o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou inconstitucional a Lei Complementar 62/89, que estabelece os critérios de rateio do FPE. Conforme a decisão do STF, o Congresso terá de aprovar  nova lei sobre o assunto até o fim deste ano.

Emancipação
O deputado disse que as informações também serão importantes para o Congresso decidir se está na hora de rever a proibição de emancipar municípios no Brasil. A criação de municípios está suspensa desde 1996, quando a Emenda Constitucional 15 exigiu a aprovação de uma lei complementar federal sobre o assunto. Hoje 42 propostas buscam regulamentar essa emenda, todas apensadas ao PLP 416/08, do Senado.
Domingos Neto ressaltou que existe um número maior de municípios nos estados do Sul e Sudeste, onde os indicadores financeiros são melhores, do que nos estados do Norte e Nordeste, onde há maior discrepância de dados.
Para o economista da Firjan, um número maior de cidades no estado pode influenciar o índice, mas uma receita maior – com mais repasses da União e dos estados – não é determinante para o bom desempenho financeiro. Segundo Mercês, é a gestão eficiente dos recursos, com a diminuição dos gastos com pessoal, por exemplo, que leva cidades do Sul a se destacarem na pesquisa.
Uma das conclusões dessa primeira pesquisa é de que a maioria dos municípios brasileiros é dependente de recursos da União e dos estados, e tem elevado seus gastos com pessoal numa velocidade alarmante.
A pesquisa comparou dados de 2006 e de 2010. A constatação é de que, ao mesmo tempo em que cresceram os gastos com o funcionalismo, a capacidade de investimentos também cresceu, fruto, segundo a Firjan, do bom momento econômico do País.
“Vimos que a capacidade de investimento está ligada à capacidade de gerir os gastos, uma vez que a maioria dos municípios não conta com recursos extras”, concluiu Mercês.
Com informações: Agencia Câmara de Noticia.

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: Índice financeiro de municípios pode ser usado em discussão sobre FPE
Índice financeiro de municípios pode ser usado em discussão sobre FPE
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhySE8F2Oo0OMXrER0MvBZqjCrlXchyphenhyphenZP44QXxZZZS0q1ItCf7ZRdECYbk6AddphgR35JHBqW5LXAl9qMtVjfKIo1wZlbhq6v1IlukKTQnw2G_W_gvSMHgi5KFfhItOue4b_QCojMSfC_M/s320/dneto11.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhySE8F2Oo0OMXrER0MvBZqjCrlXchyphenhyphenZP44QXxZZZS0q1ItCf7ZRdECYbk6AddphgR35JHBqW5LXAl9qMtVjfKIo1wZlbhq6v1IlukKTQnw2G_W_gvSMHgi5KFfhItOue4b_QCojMSfC_M/s72-c/dneto11.jpg
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2012/05/indice-financeiro-de-municipios-pode.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2012/05/indice-financeiro-de-municipios-pode.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar