Plebiscito deve definir limite de municípios no CE

Pelo menos dois plebiscitos poderão ser realizados no Estado para ajudar a definir os limites dos municípios cearenses. A informação foi passada ontem, pelo deputado estadual Neto Nunes (PMDB), presidente da Comissão de Triagem e Elaboração de Projetos e Criação de Novos Municípios da Assembleia Legislativa, que está percorrendo o Ceará para definir os limites entre as cidades cearenses.


O deputado Neto Nunes, informou que vai
ao TRE na próxima semana para tratar do assunto
De acordo com Neto Nunes, por enquanto, esse ainda é o número necessário de plebiscitos a serem realizados nas localidades onde não houve consenso entre os prefeitos para definir os limites. Contudo, há outras regiões do Estado onde o trabalho de estudo das divisas ainda será feito. É o caso da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), na qual estão localizados os maiores problemas originados pela falta de limites definidos.

Esses dois plebiscitos previstos pelo parlamentar são em Tabuleiro do Norte e Alto Santo, no Vale do Jaguaribe, e em Brejo Santo e Abaiara, no Cariri. Até o momento, o deputado Neto Nunes garante que foram os locais onde os prefeitos não entraram em um acordo, havendo então a necessidade de a população decidir a quem pertencerá os distritos de Olho d´água da Bica e Pontal da Serra.

No caso de Olho d´água da Bica, esclarece o deputado, quem dá toda a assistência ao distrito é Tabuleiro, mas quem recebe os recursos é Alto Santo. O parlamentar destaca que não existe nem mesmo estrada ligando a localidade ao município de Alto Santo que, segundo ele, nunca gastou sequer "um real" para os serviços do distrito.

A mesma situação pode ser observada em Brejo Santo e Abaiara. Pontal da Serra é atendida por Brejo Santo, que fica mais próxima ao distrito, enquanto os recursos são enviados para a cidade de Abaiara, esclareceu o deputado.

Na próxima semana, Neto Nunes disse que vai pessoalmente ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) junto com o presidente da Assembleia, deputado Roberto Cláudio (PSB), para tratar dos plebiscitos.

A sugestão do parlamentar é realizar essa consultar popular juntamente com as eleições municipais de outubro próximo, para reduzir os custos, pois o plebiscito terá de ser realizado nos municípios e nos distritos envolvidos na celeuma.

Já na RMF, que envolve casos complexos entre Fortaleza e os municípios de Caucaia, Maracanaú, Itaitinga e Eusébio, Neto Nunes espera que todos os conflitos sejam acordados e resolvidos sem a necessidade de realizar plebiscito, porém reconhece que os problemas são complexos.

Neto Nunes cita o caso entre Fortaleza e Maracanaú, onde a divisa entre as duas cidades foi criada através de uma linha reta. Na época, explica, não tinham casas próximas à divisa, mas hoje, há moradias onde a metade está localizada em Maracanaú e a outra metade em Fortaleza.

Devido a essa situação, o deputado disse que em muitas casas chegam duas contas de água, e luz. "A pessoa compra um terreno e tira o alvará em Maracanaú, daí chega o fiscal de Fortaleza e multa o proprietário porque o território pertence a Fortaleza e vice-versa", pontua.

Na avaliação do parlamentar, essas situações tem de serem resolvidas, pois prejudica tanto os cidadãos quanto os gestores que têm dificuldade em prestar contas junto ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Segundo Neto Nunes, a Comissão de Triagem já realizou o estudo dos limites nas regiões do litoral Leste, Centro Sul e Cariri.

Após a Região Metropolitana, aponta, será a vez do Maciço de Baturité, Inhamuns, Sertão Central, Litoral Oeste e Zona Norte. Participam do levantamento o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e o Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace).

Após finalizado o trabalho, a Assembleia apresentará à sociedade a consolidação das leis que definem os limites de cada município cearense, oferecendo também um atlas georreferenciado do Estado. O deputado Neto Nunes informou que, a partir de hoje, vai se licenciar da Casa por um período de 120 dias. Ele assegura que continuará no comando da Comissão de Triagem, participando dos trabalhos, já que esta é uma ação administrativa.
com informações: Diário do Nordeste

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: Plebiscito deve definir limite de municípios no CE
Plebiscito deve definir limite de municípios no CE
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjuaaEYD5PVibpqXz2sZMXwke7N2pNmM_1K15zMfLeQnQzuk8YwPrSGnZGzNHqvmIczboyDM7uVDhPIcOZoiIxejm4aJYKZe2E3yL0jW1at_AISX8lGRNGOAs9SYLNaAHOxODBqoOUgKlA/s320/Neto+Nunes.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjuaaEYD5PVibpqXz2sZMXwke7N2pNmM_1K15zMfLeQnQzuk8YwPrSGnZGzNHqvmIczboyDM7uVDhPIcOZoiIxejm4aJYKZe2E3yL0jW1at_AISX8lGRNGOAs9SYLNaAHOxODBqoOUgKlA/s72-c/Neto+Nunes.jpg
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2012/02/plebiscito-deve-definir-limite-de.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2012/02/plebiscito-deve-definir-limite-de.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar