De olho em ‘risco-eleições’, Dilma reúne aliados e pede apoio e união

Na primeira reunião do Conselho Político em 2012, Dilma Rousseff e equipe dizem que plano de crescimento tem foco em investimentos e pedem apoio. Aviso antecede cortes no orçamento que sacrificarão gastos propostos por parlamentares. Segundo Guido Mantega, ‘sucesso’ do governo é ‘compartilhado’ politicamente. Para Dilma, disputas municipais não podem desunir partidos.
 

Preocupada com potenciais impactos, que considera negativos, do espírito eleitoral de seus aliados, este ano, nos rumos econômicos e políticos do governo, a presidenta Dilma Rousseff reuniu-se, nesta terça-feira (14), com dirigentes e líderes de partidos governistas para dar recados importantes.
 

Na economia, quer apoio a um plano pró-crescimento que prioriza investimentos e programas sociais, mas implicará um grande corte no orçamento – parte dos gastos propostos pelo Congresso será sacrificada – e uma postura contrária a qualquer tentativa parlamentar de elevar despesas.
 

Na política, espera que as disputas eleitorais não levem os partidos a se engalfinhar e se afastar uns dos outros, o que atrapalharia a vida do próprio governo, já que sua base de apoio ficaria desunida no Congresso.
 

De quebra, Dilma aproveitou a reunião do chamado Conselho Político para demonstrar, mais uma vez, sua crescente obsessão com “gestão”, ao determinar à ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) que apresentasse aos aliados o sistema de monitoramento em tempo real de obras e ações federais.
 

A perspectiva é que o mundo cresça menos do que em 2011, mas o governo aposta que conseguirá nadar contra a corrente e fazer o PIB brasileiro avançar de 4% a 5%, mais do que os cerca de 3% de 2011.
 

Na avaliação do governo, os aliados precisam acreditar e apostar que o plano dará certo porque todos ganham. Eles, aliados, podem, por exemplo, explorar os resultados econômicos nas eleições. “Para os congressistas, principalmente da base, o que interessa é esse sucesso. Ele é compartilhado. Eles [os partidos aliados] são parte desse sucesso”, disse o ministro da Fazenda.
 

“A parceria entre governo e Congresso é central para o sucessso”, reforçou a ministra-chefe das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, na entrevista com Mantega. Mas há risco, na avaliação de Dilma e sua equipe, que as eleições municipais de outubro atrapalhem o “sucesso” geral. Como é natural na política, todos os partidos têm ambições de avançar e conquistar mais prefeituras. E isso pode colocar em trincheiras inimigas municipais aqueles que, em Brasília, são aliados, tudo o que não interessa à presidenta.

A presidenta avisou que não vai permitir que os partidos usem a máquina pública para ganhar votos.

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: De olho em ‘risco-eleições’, Dilma reúne aliados e pede apoio e união
De olho em ‘risco-eleições’, Dilma reúne aliados e pede apoio e união
http://4.bp.blogspot.com/-WAqH3UVIdZ8/Tzuh8mFn6rI/AAAAAAAABHs/-9q3T-AQ7_4/s400/image_preview.jpg
http://4.bp.blogspot.com/-WAqH3UVIdZ8/Tzuh8mFn6rI/AAAAAAAABHs/-9q3T-AQ7_4/s72-c/image_preview.jpg
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2012/02/de-olho-em-risco-eleicoes-dilma-reune.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2012/02/de-olho-em-risco-eleicoes-dilma-reune.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar