Evolução do voto no Brasil

Ao longo dos anos, passou por vários sistemas de votação. Recentemente, saiu de uma ditadura para a realização de eleições gerais, com o livre exercício do direito de votar e ser votado, deixando o uso da cédula de papel depositado em urnas, que era mais propício a fraudes, para o uso em sistema eletrônico. 




1532
Os moradores da primeira vila fundada na colônia portuguesa de São Vicente (SP) vão às urnas  para eleger o Conselho Municipal, de forma indireta. É o primeiro pleito de que se tem notícia no Brasil.
1821
O voto sai do âmbito municipal. São os homens livres, a partir dos 25 anos, inclusive analfabetos, que podem eleger representantes junto à corte portuguesa. Casados e oficiais militares podem votar aos 21 anos. Não existem partidos políticos e o voto não é secreto.
1824 
É editada a primeira legislação eleitoral brasileira. Antes foram aplicadas normas de Portugal e Espanha. O voto era censitário, ou seja, restrito àqueles que preenchessem certas condições econômicas. O voto poderia ser por procuração e não existia titulo de eleitor.
1842
É proibido o voto por procuração.
1855
É vetado o voto distrital, eleição pela maioria dos votos em regiões eleitorais relativamente pequenas, mas a lei acabou revogada. Nova lei estabelece que autoridades devem deixar seus cargos seis meses antes do pleito; cada distrito deve eleger três deputados.
1882
A Lei Saraiva estabelece a obrigatoriedade do titulo de eleitor. O analfabeto perde direito de votar.
1889   
Mesmo a Proclamação da Republica não assegura o direito ao voto a menores de 21 anos, mulheres, analfabetos, mendigos, soldados rasos, indígenas e integrantes do clero
1891
O voto direto para presidente e vice-presidente aparece pela primeira vez na Constituição.
1898
Com a política do “café com leite”, em que representantes de Minas Gerais e São Paulo se revezam no poder, são comuns fraudes e votos de cabresto.
1930
Getúlio Vargas assume o poder, após o movimento armado que pôs fim à República Velha
1932
Novo Código Eleitoral cria a Justiça Eleitoral. É assegurado à mulher o direito de votar e garantido o sigilo dos votos.
1934
A Constituição estabelece a idade mínima de 18 anos para o exercício do voto.
1937
O Código Eleitoral é revogado. Com isso, extingue-se a Justiça Eleitoral, e os partidos políticos são abolidos. As eleições são suspensas, é estabelecida eleições indireta para presidente da República, com mandato de seis anos.
1945
Após oito anos sem eleições, o General Eurico Gaspar Dutra é eleito. Cédulas eleitorais, distribuídas pelos próprios partidos, trazem o nome de apenas um candidato.
1955
A Justiça Eleitoral encarrega-se de produzir as cédulas. Para diminuir as fraudes, começa a ser exigida a foto no título eleitoral.
1964
O golpe militar proíbe o voto direto para presidente Ada República, senador, governadores e prefeitos de cidades consideradas de segurança nacional e instancias hidrominerais. Apenas vereadores, deputados federais e estaduais e prefeitos de cidades menores eram eleitos.
1968
O Ato Institucional 5 dá plenos poderes. O Congresso é fechado e muitos parlamentares cassados. Os partidos políticos são extintos e o bipartidarismo é adotado no País.
1972
São restauradas as eleições diretas para senador e prefeito, exceto para as capitais.
1976
Decreto apelidado de Lei Falcão permite apenas fotos dos candidatos e a voz de um locutor anunciando seu currículo Ana propaganda eleitoral.
1978
É editado o “Pacote de Abril”, que determina a eleição de apenas dois senadores, um eleito diretamente e outro, indiretamente, pelas Assembleias Legislativas.
1985
É eleito indiretamente o primeiro presidente civil após o período militar. Emenda constitucional restabelece eleições diretas para presidente e prefeitos de cidades consideradas áreas de segurança pelo Regime Militar. A emenda concede direito de voto facultativo aos jovens de 16 a 18 anos e aos analfabetos. É extinta a fidelidade partidária e são flexibilizadas as exigências para o registro de novos partidos.
1988
É promulgada nova Constituição, que estabelece eleições diretas em dois turnos para a presidência, os governadores estaduais e as prefeituras com mais de 200 mil eleitores e prevê mandato de cinco anos para presidente. Mantém o voto facultativo dos analfabetos e autoriza a possibilidade para os jovens de 16 a 18 anos.
1989
Após 29 anos, o Brasil elege seu presidente pelo voto direto.
1993
Plebiscito leva mais de 67 milhões de eleitores às ruas para decidir a forma e o sistema de governo. O Brasil segue como Republica Presidencialista.
1994
O mandato presidencial é reduzido de cinco para quatro anos.
1996
As urnas eletrônicas são usadas pela primeira vez nas eleições municipais.
1997
Emenda constitucional possibilita a reeleição.
2000
As urnas eletrônicas são introduzidas em todo o País.
2006
Minirreforma eleitoral estabelece regras mais rígidas apara a propaganda eleitoral e obriga os partidos políticos a divulgar na internet os recursos que tenham recebido para financiamento da campanha eleitoral e os gastos realizados.
2008
Nas eleições municipais, começa a ser testada a identificação biométrica dos eleitores.
2010
Os eleitores devem apresentar documento de identidade para votar. É criada a possibilidade de voto em transito para presidente em todas as capitais. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se empenha em garantir o direito de voto dos presos. A Lei da Ficha Limpa, de iniciativa popular é aprovada no Congresso.
    Fonte: Agencia de Noticias Fundação Ulysses




COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: Evolução do voto no Brasil
Evolução do voto no Brasil
http://img2.blogblog.com/img/video_object.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgR5qWvln9jchhmC3E5SLvoxEnJoGPboiiih1FdglnfRDFhHgHBQEmUQkvwK18bmrieD5qDdaQ3mpN-g8N0vb7gMVDDakmbJhghNm9pMdymNyL8IM10HWGlUkPWKzvAOk2UFvgBvXnTDfw/s72-c/get11.jpg
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2012/01/evolucao-do-voto-no-brasil.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2012/01/evolucao-do-voto-no-brasil.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar