Comissão visita municípios para definir limites

A Região Metropolitana de Fortaleza concentra os maiores problemas, devendo ser a próxima a receber o colegiado

A Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) será a próxima a receber a visita Comissão de Triagem, Elaboração de Projetos e Criação de Novos Municípios da Assembleia Legislativa, que está percorrendo o Estado para definir os limites dos municípios cearenses. O presidente da Comissão, Luiz Carlos Mourão, aponta que é na RMF onde estão os maiores problemas originados pela falta de limites definidos.

"A Região Metropolitana de Fortaleza é o maior desafio. Os outros são pontuais", considera Mourão. Para se ter uma noção das dificuldades que a Comissão deve enfrentar na RMF, Mourão destaca o caso entre Itaitinga e Fortaleza. Segundo ele, cerca de 15 mil pessoas que moram nos distritos de Pedra e Ancuri, localizados entre os dois municípios, são atendidas pela Capital, mas a população dessas localidades são contabilizadas para Itaitinga, que recebe os recursos.

Outro caso fica entre Fortaleza e Maracanaú. Na localidade do Siqueira e Alto Alegre, muitos moradores recebem duas contas de energia e água, porque não se sabe a qual município esses locais pertencem, conta o presidente da Comissão de Triagem.

Segundo Mourão, a melhor maneira de resolver esses conflitos é o diálogo e a conscientização dos gestores. Porém, entre municípios de grande porte, a conciliação fica mais difícil, alega Mourão, pois envolve vários interesses e, dentre eles, o financeiro.

O presidente da Comissão assegura que até agora não houve nenhuma pendência que não fosse resolvida. No momento, a Comissão de Triagem se encontra no Cariri, onde visita os41 municípios da região até o próximo dia 4 de fevereiro. O objetivo é analisar os pedidos de retificações dos prefeitos.

O trabalho na região se iniciou no ano passado, mas, conforme Mourão, dez pontos apresentaram dúvidas sobre o posicionamento de algumas localidades, necessitando que a Comissão fosse à campo para dirimir qualquer questionamento.
Além da Assembleia, participam do levantamento o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e o Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace). Mourão esclarece que o IBGE é responsável por calcular o censo demográfico a partir da definição dos novos limites, já ao Ipece cabe medir esses limites e o Idace guia as equipes aos locais onde a medição será feita.

A primeira região a receber a visita da Comissão de Triagem, diz Mourão, foi Jaguaribe, seguida por Cariri. Após a Região Metropolitana de Fortaleza, será a vez do Maciço de Baturité, Litoral Oeste, Serra da Ibiapaba, Inhamuns e Sertão Central.

Luiz Carlos Mourão garante que, até outubro, todos os limites estarão definidos para que, em novembro, possa apresentar para a sociedade a consolidação das leis que definem os limites de cada município cearense, oferecendo também um atlas georreferenciado do Estado.
com informações: Diário do Nordeste

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: Comissão visita municípios para definir limites
Comissão visita municípios para definir limites
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2012/01/comissao-visita-municipios-para-definir.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2012/01/comissao-visita-municipios-para-definir.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar