Resultado do plebiscito no Pará repercute no Legislativo do PI

Deputados trataram da proposta de divisão do Piauí; Alguns são contra e outros a favor da proposta.
Primeiro orador na sessão desta terça-feira (13), o deputado João de Deus (PT) comentou o resultado do plebiscito realizado no domingo (10), no Estado do Pará, para ouvir o eleitor sobre a criação dos Estados de Tapajós e Carajás. O deputado entende que a tendência do país é não criar mais estados intermediários, apenas novos municípios.

“Tornar a máquina eficiente é necessário e não a divisão de Estados já existente. Foi isso que deixou claro a população do Pará. Sou contra a divisão do Piauí, até porque a população do Piauí já tem demonstrado através das pesquisas que também não é favorável à divisão. Se a região do Gurgueia está abandonada, temos que rever essa situação”, defendeu.
Em aparte, o deputado Evaldo Gomes (PTC) afirmou que não havia dúvida que a população do Pará rejeitaria a proposta de divisão, o que também vai ocorrer no Piauí e no Maranhão, onde também há proposta de criação de novos estados”.
Com relação à decisão do plebiscito no Pará, Luciano Nunes (PSDB) afirmou que ela contribuiu para duas certezas: que a autorização do plebiscito não significa, em ato contínuo, a criação de novos estados.
"Outro ponto é que o resultado do plebiscito chama a atenção de que não se pode incorrer no mesmo erro que aconteceu no Pará, onde houve a politização do debate. Deve haver a colocação dos argumentos das partes, com maturidade de ouvir os dois lados e abraçar a melhor tese, mas pela força dos argumentos. Quando somos a favor do Gurguéia é porque entendemos que essa é uma alternativa que pode solucionar os graves problemas decorrentes do descaso de governos passados com a região Sul do Piauí. Se amanhã, depois, formos convencidos de quem a criação do Estado do Gurguéia não é a melhor solução, pois mudar de opinião, mas pela força dos argumentos”, acrescentou Luciano Nunes.
João de Deus considera que, independentemente de qualquer resultado, o aprofundamento do debate sobre o Estado é indispensável. “A população da região do Gurguéia tem na proposta de divisão uma solução para ver seus pleitos atendidos. A decisão não pode ser pelo lado sentimental, mas em cima da razão”.
O deputado Edson Ferreira (PSD) disse que João de Deus levantou a bandeira contra criação do Gurguéia. E interpretou o resultado do plebiscito domingo de forma diferente. “Da população do Tapajós e do Carajás, que tinha o objetivo da criação dos novos estados, 93% votou pela novos entes federados. Nós queremos é através do argumento, do convencimento, das propostas, mostrar que a emencipação do Estado do Gurguéia é excelente para todo o Piauí. 
A criação dos novos municipíos é um exemplo de que a emancipação é uma coisa benéfica, que vai gerar emprego, renda. O segundo governador de Tocantins, Moisés Avelino, é piauiense. Pergunte se o tocantinense está arrependido da criação? Não está”, acrescentou.
João de Deus lembrou que há no Congresso Nacional proposta de criação de 23 novos estados. “Imagine a motanha de dinheiro necessário para criar a estrutura necessária para o funcionamento da máquina nesses estados?”.
O deputado Cícero Magalhães (PT) observou que o Crédito Fundiário tem sido alvo de reclamações das famílias atendidas pelo programa. “Com relação ao povo do Pará decidir pela manutenção do território do Estado, a decisão serve como balizador para mostrar que quem decide é a população. O próprio Congresso vai ter um pouco mais de paciências antes de aprovar a criação de novos estados”, acredita.
Margarete Coelho (PP) foi a última a apartear o discurso do deputado João de Deus para afirmar que uma caracteristica que diferencia os movimentos no Pará e no Piauí é a abordagem política. No Pará, dois grupos antagônicos politicamente encararam o plebiscito como uma disputa política. “Aqui, a discussão precisa ser técnica”, propôs.
com informações: cidade verde

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: Resultado do plebiscito no Pará repercute no Legislativo do PI
Resultado do plebiscito no Pará repercute no Legislativo do PI
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj2iKfiXUZjYakTsDbnyDEfYXwufPwilfB22lGpI3yOmeCYHsaYqGPNQqC-887xmJhuN5Vx2dM__pU0n4eU8sfdobB1kV6qWPPKo1l7I8reAbGtRJ49mxujR7nEzixSfvPB1KwCWo9q7Pc/s400/assembleia-legislativa-do-piaui-90229.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj2iKfiXUZjYakTsDbnyDEfYXwufPwilfB22lGpI3yOmeCYHsaYqGPNQqC-887xmJhuN5Vx2dM__pU0n4eU8sfdobB1kV6qWPPKo1l7I8reAbGtRJ49mxujR7nEzixSfvPB1KwCWo9q7Pc/s72-c/assembleia-legislativa-do-piaui-90229.jpg
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/12/resultado-do-plebiscito-no-para.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/12/resultado-do-plebiscito-no-para.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar