O receio do PMDB é que Dilma troque Temer por Campos


Maior partido da base aliada do governo e fonte de permanente tensão na aliança, o PMDB entra em 2012 convencido de que o candidato preferencial de Dilma Rousseff a vice-presidente, se ela for candidata à reeleição em 2014, é o atual governador de Pernambuco, Eduardo Campos, presidente do PSB. Principalmente se Campos ganhar musculatura nas eleições municipais de 2012, junto com seu aliado, o PSD do prefeito Gilberto Kassab, de São Paulo.
Porque Eduardo Campos (PSB-PE) incomoda tanto a cúpula pemedebista?
A relação de Dilma com o PMDB alterna calmaria e alta tensão. Logo de início os mais experientes, como José Sarney e Renan Calheiros, compreenderam que Dilma não aceita ser desafiada. Viram suas observações confirmadas no episódio em que o deputado Eduardo Cunha (RJ) tentou barrar o nome escolhido pela presidente para Furnas. Aos poucos, o líder na Câmara, Henrique Alves, também aceitou que o melhor era atuar nos bastidores, discretamente, que bater de frente com Dilma.
A cúpula partidária entendia que estava tudo pronto para que a vaga que Jader Barbalho ganhou nas urnas ficasse com o PT, quando fosse votado recurso do ex-deputado Paulo Rocha, terceiro colocado para o Senado, no Pará. O partido sobrestou a sabatina de Rosa Weber e divulgou nota cobrando imparcialidade do STF no julgamento de Jader.
No momento seguinte o Supremo buscou o PMDB. O partido percebeu que o STF preocupava-se com o isolamento - o tribunal já vivia contencioso salarial com o Executivo e estava prestes a entrar em conflito também com o Legislativo. A cúpula pemedebista também percebeu que o futuro presidente do Supremo, Ayres Brito, queria distensionar o ambiente antes de assumir.
Peluso, como presidente do Supremo, já poderia ter desempatado o processo de Jader, uma vez que o próprio STF decidira que a Lei da Ficha Limpa não valeu para 2010. Dividido em relação a Jader, os ministros transferiram a decisão para o ministro a ser nomeado. Peluso então resolveu exercer o voto de minerva. As relações ficaram tão boas que o PMDB atrasou projeto que dá poderes ao Conselho Nacional de Justiça.
Com uma ou outra recaída, o PMDB parou de brigar publicamente por cargos, o que não quer dizer que não esteja bem representado em vários escalões. Mesmo o "execrado" Eduardo Cunha mantém afilhados em postos importantes, como se descobriu agora com a revelação da fraude de R$ 1 bilhão na Caixa Econômica Federal. Locado na vice-presidência de Loterias, está Fábio Cleto, nome de Cunha mas também avalizado pelo PMDB do Rio e até por nomes da seção paulista.
Aparentemente, a descoberta de um afilhado de Cunha na cúpula da Caixa surpreendeu o Planalto. Indicações cruzadas são comuns. O escândalo, por fim, reacendeu a disputa com o PT, pois o PMDB acha que os petistas vazaram a notícia com o propósito de isolar o partido.
Segundo dirigentes do PMDB, o problema envolveu tanto uma vice-presidência do PMDB quanto outra do PT (Tecnologia). Só o inquérito da Polícia Federal é que vai esclarecer se houve um "erro", como de início assumiu a Caixa, ou se alguém manipulou o sistema que permitiu que títulos podres de uma hora para a outra passassem a valer uma fortuna.
Após a troca de acusações, PT e PMDB resolveram botar panos quentes. Perceberam que podem sair perdendo. Se nada de novo ocorrer, a disputa será resolvida até abril. Possivelmente de maneira desfavorável aos pemedebistas.

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: O receio do PMDB é que Dilma troque Temer por Campos
O receio do PMDB é que Dilma troque Temer por Campos
http://2.bp.blogspot.com/-BTPCKOS-g00/Tvkthc088_I/AAAAAAAAA6I/tbsUeOvaMrk/s400/eduardo_campos2.jpg
http://2.bp.blogspot.com/-BTPCKOS-g00/Tvkthc088_I/AAAAAAAAA6I/tbsUeOvaMrk/s72-c/eduardo_campos2.jpg
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/12/o-receio-do-pmdb-e-que-dilma-troque.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/12/o-receio-do-pmdb-e-que-dilma-troque.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar