Cortes na liberação de emendas não agrada parlamentares.


Com vistas a fortalecer aliados políticos nas eleições de outubro do ano que vem, deputados e senadores devem pressionar pela liberacão de emendas, a despeito das declarações do governo sobre o compromisso com a saúde das contas públicas do país. 
Isso pode afetar a já delicada relação do governo com aliados no Congresso. Em 2011, a lentidão na liberação de emendas foi uma das principais causas de rebeldias na base, segundo parlamentares e analistas ouvidos pela Reuters.
"A base de sustentação no Parlamento depende só de uma coisa: dinheiro. Liberou emendas, pode se aplicar nos municípios, que vão favorecer os prefeitos, que lá na frente vão trabalhar pra ajudar a eleição de governadores", afirmou o cientista político da Universidade de Brasília (UnB) Antônio Testa.
As emendas são instrumentos de barganha política e não são novidades do atual governo. Mas no início deste ano, sob o argumento de manter as contas públicas em dia e frear o ritmo da economia, o Planalto fechou as torneiras e anunciou o corte de 50 bilhões de reais do Orçamento. Desses, cerca de 18 bilhões de reais eram destinados a emendas.
Apesar do aperto, de acordo com uma fonte do Palácio do Planalto, a liberação de emendas em 2011 deve chegar a 70 por cento do que foi liberado nos últimos anos.
"Se você está num jogo de pôquer, vai guardar suas fichas para jogar no momento oportuno e convencer o parlamentar a votar como o governo quer", pontua o cientista político da UnB David Fleischer.
Fleischer lembra que no próximo ano entra em cena um outro fator que pode injetar mais adrenalina na relação com o legislativo: o tempo.
Por conta das eleições em outubro, o ritmo de votações deve diminuir a partir do recesso parlamentar, em julho. Isso deve fazer o governo pressionar pela aprovação de medidas no primeiro semestre.
"Não é que o segundo semestre é totalmente perdido, mas você vai ter só novembro e a primeira metade de dezembro para resolver as questões pendentes", disse Fleischer.
Os parlamentares também terão pressa pela liberação das emendas, já que a legislação eleitoral proíbe transferências do Executivo três meses antes das eleições, a não ser que as obras já estejam em andamento ou em casos de emergência e calamidade.
Na avaliação do líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), no entanto, essa restrição legal não atrapalhará o fluxo de liberação de emendas parlamentares.
"Pode liberar (emendas) depois das eleições também", lembra o líder. "A pressão pela liberação de emendas é justa, é legítima. Nós vamos discutir como o governo vai liberar."
O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), entretanto, reconheceu que o período eleitoral pode "contaminar" os trabalhos em 2012.
"Ano que vem é um ano atípico, ano eleitoral, que geralmente traz consigo o calor das eleições", comentou.

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: Cortes na liberação de emendas não agrada parlamentares.
Cortes na liberação de emendas não agrada parlamentares.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiLsXJLxVrRvyfDthvxshHW_8CBBmneYoXw5EH0c99VyI5W2V09GDPig7FEskTgQ1roSLJ9YaBdMpWAzSeU-V0tqm4Elen1s-Nnb1NquBocD4F-soU79oL3_Wd1K7iyWicDkrSn6gN5smc/s320/Orcamento.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiLsXJLxVrRvyfDthvxshHW_8CBBmneYoXw5EH0c99VyI5W2V09GDPig7FEskTgQ1roSLJ9YaBdMpWAzSeU-V0tqm4Elen1s-Nnb1NquBocD4F-soU79oL3_Wd1K7iyWicDkrSn6gN5smc/s72-c/Orcamento.jpg
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/12/cortes-na-liberacao-de-emendas-nao.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/12/cortes-na-liberacao-de-emendas-nao.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar