A quem pertence o Marajó?

Polêmica; estado do Pará e União disputam a posse de mais de 7 mil ilhas na região do Marajó.
Sete mil ilhas do Pará que totalizam mais de 70 mil quilômetros quadrados estão no centro de uma polêmica entre o governo do estado e a União. O Instituto de Terras do Pará (Iterpa), responsável pela criação de assentamentos da reforma agrária no estado, reivindica a posse dessas ilhas, entre elas, o arquipélago de Marajó, território maior do que os estados de Rio de Janeiro, Alagoas e Sergipe.
É a maior ilha fluvial do mundo. Enquanto a questão não se resolve, os 456 mil marajoaras reclamam do abandono pelo poder público. Não há hospital, e a distância média de seus municípios até Belém é vencida em 36 horas de barco. Os doentes acabam indo para unidades de saúde de Macapá (AP), para onde a viagem é mais curta. Os índices de criminalidade não param de crescer e vão desde roubo de gado até prostituição infantil.
A Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (Amam) defende a emancipação de Marajó, que se tornaria território federal. Os recursos da União seriam repassados diretamente aos 16 municípios do arquipélago, sem intermediação do governo do estado. O Ministério do Planejamento, através da Secretaria de Patrimônio da União, é taxativo: de acordo com a Constituição Federal, as ilhas reivindicadas pelo Pará são de posse da União. O caso já foi tema de uma sessão extraordinária na Assembleia Legislativa do Pará e ameaça ir parar no Supremo Tribunal Federal (STF).  
Mas então vamos tentar entender uma coisa: Se todas as ilhas oceânicas e fluvio-Maritimas pertencem à união, então o Brasil vai ter que usar a mesma tática de Venezuela: Criar as Dependências Federais Oceânicas.  Só que todos estados Brasileiros sairiam perdendo nesse sentido, imagina um país com quase 8.000 km de litoral? Quer dizer que a ilha de São Sebastião em São Paulo pertence à união? E o que dizer das 365 ilhas da Baia da Ilha Grande no Rio de Janeiro? E a Ilha de Santa Catarina? Acredito que deveria ser criado novamente o Território de Fernando de Noronha (aliás, nunca deveria ter sido extinto), incluindo além de Fernando de Noronha, Atol das Rocas, Arquipélago de São Pedro e São Paulo, ainda incluir as ilhas Trindade e Martin Vaz: esses sim acreditamos que deveriam ser administrados pela união.  Deveria o governo a se preocupar em criar Territórios Federais nas divisas com a Colômbia (Solimões), Venezuela (Rio Negro) e Guiana Francesa (Oiapoque), ao invés de tentar desestabilizar ainda mais o estado do Pará. 
com informações: Blog do Aurélio

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: A quem pertence o Marajó?
A quem pertence o Marajó?
http://3.bp.blogspot.com/-jCvMUTp9eaQ/TsJknpKSInI/AAAAAAAAAs8/kpjHP5zGZig/s400/ilha-de-marajo-2.jpg
http://3.bp.blogspot.com/-jCvMUTp9eaQ/TsJknpKSInI/AAAAAAAAAs8/kpjHP5zGZig/s72-c/ilha-de-marajo-2.jpg
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/11/quem-pertence-o-marajo.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/11/quem-pertence-o-marajo.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar