PSD vê brecha no Regimento e negocia para garantir estrutura na Câmara


Após cumprir as exigências legais para ser reconhecido como partido político, o PSD busca agora obter acesso a toda estrutura disponível às legendas com representação na Câmara dos Deputados.

Guilherme Campos afirma que regimento é
omisso quanto à criação de partidos.
O líder do partido, deputado Guilherme Campos (SP), negocia com o presidente da Câmara, Marco Maia, uma interpretação favorável do Regimento Interno, que associa essa estrutura – que engloba espaço físico, quantidade de assessores e presidência de comissões, entre outras coisas – à bancada eleita.
Como o PSD, com seus 53 deputados (deve alcançar 56 na próxima semana, conforme previsão de Campos), nunca participou de eleição, existe a dúvida se poderá usufruir dessa estrutura. “O Regimento Interno da Câmara é omisso em relação à criação de um partido. O que defendemos é que haja uma nova definição da proporcionalidade para valer até o fim da legislatura, quando disputaríamos a eleição”, disse o líder.
A assessoria de Marco Maia informou que o assunto será debatido com a área jurídica da Câmara nos próximos dias.
Caso a interpretação do regimento seja favorável ao PSD, outras legendas poderão perder parte de sua estrutura, notadamente os partidos de oposição ao governo, que já tiveram suas bancadas reduzidas na última eleição, mas mantiveram sua estrutura por acordo político.
Discursos
Uma concessão relacionada ao tamanho da bancada é o tempo destinado a discursos dos líderes partidários durante as votações, as chamadas comunicações de liderança. O Regimento Interno estabelece que o líder da maior bancada pode falar por dez minutos, sem interrupção de outros deputados — tempo que cai proporcionalmente até o mínimo de três minutos para as legendas que tenham pelo menos cinco deputados.
Partidos menores têm cinco minutos por semana para as comunicações, que são feitas por um representante, já que essas legendas não têm direito a liderança.
Com isso, no cômputo geral, os partidos que integram a base aliada ao Governo (PT, PMDB, PDT, PR, PSB, PCdoB, PRB e PSC) ganharam, com o resultado das últimas eleições, seis minutos para discursar durante as votações desta legislatura: passaram de 34 para 40 minutos. Os partidos de oposição (PSDB, DEM, PPS e Psol), por sua vez, perderam um minuto: passaram de 20 para 19 minutos.
A comunicação de liderança é considerada um discurso de alto teor político. É muito comum o líder usar seu tempo, durante a votação de matérias complexas, para expor o ponto de vista do partido.
Votações
Outro instrumento legislativo que sofre impacto com o tamanho das bancadas é o destaque para votação em separado (DVS), mecanismo que retira um trecho de uma proposta que está sendo votada para que ele seja analisado em outro momento. Ele costuma ser utilizado pelos partidos de oposição para obstruir votações.

Segundo o Regimento Interno, só podem apresentar DVS as legendas com pelo menos cinco deputados, na seguinte ordem:
- de cinco até 24 deputados: um destaque;
- de 25 até 49 deputados: dois destaques;
- de 50 até 74 deputados: três destaques; e
- de 75 deputados em diante: quatro destaques.

O DVS é instrumento relevante, porque o artigo destacado não faz parte da votação global do projeto e precisa ser votado à parte. Isso significa que uma maioria que aprova o projeto principal pode não ser mantida na votação do DVS, e um artigo polêmico pode ser rejeitado.
com informações: 'Agência Câmara de Notícias'

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: PSD vê brecha no Regimento e negocia para garantir estrutura na Câmara
PSD vê brecha no Regimento e negocia para garantir estrutura na Câmara
http://1.bp.blogspot.com/-j5k5uC4lKwM/TrGsQGevDLI/AAAAAAAAAok/zPqnSHKKvw0/s320/guilherme.bmp
http://1.bp.blogspot.com/-j5k5uC4lKwM/TrGsQGevDLI/AAAAAAAAAok/zPqnSHKKvw0/s72-c/guilherme.bmp
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/11/psd-ve-brecha-no-regimento-e-negocia.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/11/psd-ve-brecha-no-regimento-e-negocia.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar