Pará gera 50 mil empregos com o programa Municípios Verdes


O Pará gerou cerca de 50 mil novos empregos entre os meses de janeiro e outubro deste ano em 89 municípios que aderiram ao programa Municípios Verdes, implantando pelo governo do Estado em março.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção, 
Sidney Rosa, representando o Programa MunicípiosVerdes, 
Justiniano Neto e Roberto Sena, do Dieese.
Os dados mostram que mais de 80% deles estão com saldo positivo na criação de novos postos de trabalho e que a tendência de geração de empregos é crescente. O levantamento apresentado nesta quinta-feira, 24, no Centro Integrado de Governo, em Belém, foi realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA), em parceira com a Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção (Sedip) e a Secretaria Extraordinária do Programa Municípios Verdes.
Além do grande número de empregos gerados nos 89 municípios do programa, os dados da pesquisa revelam que até dezembro o Pará deverá superar o número registrado no ano passado, que somou 54 mil vagas. O saldo foi positivo em todos os setores da economia, com destaque para a Construção Civil, com 8 mil postos. “De janeiro a outubro deste ano já foram criados cerca de 50 mil empregos no Estado e até dezembro já teremos superado o índice de 2010", informou o coordenador técnico do Dieese, Roberto Sena, ressaltando, ainda, que esses dados reforçam que o Pará está se consolidando em “um novo momento econômico”.
Segundo a pesquisa apresentada nesta quinta-feira, a distribuição de postos de trabalho este ano foi maior no interior do que na Região Metropolitana de Belém, totalizando 27.190 empregos (66%) nos municípios e 14.064 na capital e regiões próximas (34%). “Os grandes polos de desenvolvimento estão além da RMB. Pessoas se deslocam de Belém para o interior, uma situação que durante ano foi inversa. A tendência é que haja cada vez mais vagas de trabalho, uma ramificação dos empregos, em todo o Estado”, apontou Sena, analisando os dados pesquisados.
“Os dados são muitos positivos, pois os municípios passaram por uma transição econômica. Com a desativação de algumas atividades que não eram sustentáveis há a criação de outras que conseguem manter a geração de empregos e renda perenemente. Todos os municípios que aderiram ao pacto com o programa responderam muito bem economicamente”, destacou o titular da Sedip, Sidney Rosa.
O secretário extraordinário para o programa Municípios Verdes, Justiniano Neto, reforçou que a iniciativa congrega uma série de políticas públicas para articular os órgãos do governo, fortalecer os municípios e estimular o desenvolvimento sustentável, garantindo que as prefeituras cumpram o pacto de desenvolver sem desmatar. “Com o programa, o Estado garante que a sua produção é limpa de desmatamento, firma novos mercados compradores e garante incentivos para os municípios para o desenvolvimento da economia sustentável, tais como a titulação de terras, regularização fundiária, políticas para o turismo, agricultura familiar e reflorestamento, entre outros”.
Ainda sobre a conquista de mercados para os produtos paraenses, Justiniano disse que a chancela do Estado que assegura que os produtos são sustentáveis garantem o reconhecimento do produtor e a ampliação da produção e a melhor aplicação dos recursos.“Tão importante quanto o índice do desmatamento, é o índice da geração do emprego e do desenvolvimento social. Quando mais desigualdade, mais degradação do meio ambiente. Com este programa, a gente muda o perfil das políticas contra o desmatamento na Amazônia. Antes elas vinham de cima para baixo (do Governo Federal) e desprezavam a gestão municipal. Havia a fiscalização, mas depois tudo voltava. É preciso fortalecer a gestão dos municípios e engajar a população e os produtores”, esclareceu Justiniano, sobre o pacto que o Municípios Verdes efetua com cada município.
Para os próximos anos, o secretário extraordinário afirmou que o programa deve investir em estratégias para a geração de novos empregos. Entre elas está o ordenamento ambiental, com novos pactos, monitoramento mensal do desmatamento e a verificação em campo e fiscalização, a gestão ambiental compartilhada apoiada pelos municípios e o fomento à economia verde, com apoio à produção sustentável, com foco na redução da pobreza. “Um dos desafios é a qualificação profissional. Mas vamos contar com os órgãos para prestar assistência os produtores e à população”.
Com informações: Agência Pará de Notícias

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: Pará gera 50 mil empregos com o programa Municípios Verdes
Pará gera 50 mil empregos com o programa Municípios Verdes
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEihUtKnnDVEOu8AX1O0W_uhwoiVNHiwqPYWOnm_jrQh4uZ-c2TfG2Q-Rmvsr-VVkSp6DjsACQPVuUc8ayA5Hvj217P5KFMLX4ZUCUWHNM7IbJoircx2IjJHwqUpbJhqQcHo-HtLIzljcak/s400/Para.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEihUtKnnDVEOu8AX1O0W_uhwoiVNHiwqPYWOnm_jrQh4uZ-c2TfG2Q-Rmvsr-VVkSp6DjsACQPVuUc8ayA5Hvj217P5KFMLX4ZUCUWHNM7IbJoircx2IjJHwqUpbJhqQcHo-HtLIzljcak/s72-c/Para.jpg
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/11/para-gera-50-mil-empregos-com-o.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/11/para-gera-50-mil-empregos-com-o.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar