O Marketing e os erros dos políticos



O procedimento correto, para bem direcionar uma campanha eleitoral, é haver um visceral entendimento entre o consultor de Marketing Político e o candidato (a) e seus assessores. 


O Instituto Teotônio Vilela, órgão de estudos e formação política ligado ao PSDB, realizou um seminário de intelectuais, personalidades e lideranças, para debater o futuro do país e a participação do partido no que foi chamado de "A Nova Agenda". Derrotados nas três últimas eleições presidenciais – e sem contarem com perspectivas claras para 2014 – é uma providência significativa.
Mas o organizador do encontro, ex-senador Tasso Jereissati, já na entrevista em que apresentou as metas da iniciativa à jornalista Vera Magalhães (Blog da Folha "Presidente 40" 06/11), mostrou dificuldade em entender os processos de Marketing Político utilizados nas campanhas anteriores.
Ele credita as derrotas do PSDB a "marqueteiros", aos quais foram dados "excessos de poderes". E explica: "quem tem de decidir a estratégia política é o partido. (...) Marqueteiro tem de escolher se embrulha essa estratégia num papel azul ou cor de rosa, tem de definir a forma desse conteúdo".
Em primeiro lugar, errar em três eleições consecutivas (sendo que em 2006 o próprio Tasso era o presidente do partido) beira a insensatez. Em seguida, o fato é que cometeram um equívoco muito comum nessas ocasiões, quando se contrata um produtor de TV, ou um jornalista, ou um pesquisador, ou um publicitário e se dá a ele a função de exercer o Marketing Político, uma atividade diversa daquela que ele domina. É a contratação do "marqueteiro" errado. Essas atividades são apenas as principais ferramentas, entre tantas que um "marqueteiro" competente tem que saber usar.
E o ex-senador ainda completa seu raciocínio com uma comparação desastrosa, talvez influenciada pela sua atuação na diretoria de shopping center, transformando o profissional num mero embrulhador de presente.
O procedimento correto, para bem direcionar uma campanha eleitoral, é haver um visceral entendimento entre o consultor de Marketing Político e o candidato(a) e seus assessores, que representam o partido nesse momento.
A estratégia a ser usada é realmente o ponto crucial. Mas ela não nasce de um lado ou de outro. É consequência, principalmente, do conhecimento profundo, pessoal e profissional, do ente político que está à frente do processo; do entendimento circunstancial do momento político em que a eleição transcorre, do estudo das personalidades dos competidores, do alinhamento das demandas que a população alimenta. Uma série de ações desenvolvidas em conjunto, para promover o debate político, onde o conteúdo é mais importante do que a forma.
E não há repetição: cada trabalho é diferente do outro, mesmo que o candidato seja o mesmo. Para usar um simbologismo também presente na atividade dos shoppings, insisto que uma campanha não é roupa prêt-à-porter; é vestimenta feita sob medida.
O Marketing Político não pode ser responsabilizado pelos desacertos e pelo mau uso que alguns políticos (e "marqueteiros" de ocasião) fazem dele. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, presidente de honra do mesmo PSDB, fez uma análise acurada dessa situação, em entrevista à revista universitária "Politicom": "Nós temos profissionais altamente qualificados no Marketing Político (...). Os políticos não acompanham o ritmo dos profissionais do marketing, são mais atrasados."
Chico Santa Rita, jornalista e publicitário, é Consultor em Marketing Político desde 1976. 

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: O Marketing e os erros dos políticos
O Marketing e os erros dos políticos
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/11/o-marketing-e-os-erros-dos-politicos.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/11/o-marketing-e-os-erros-dos-politicos.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar