Monte Alverne: distrito ainda luta por emancipação


Única localidade da região que não se tornou independente com o plebiscito de novembro de 1991 sente os reflexos de ainda depender de Santa Cruz
 
Há 20 anos, o distrito era um dos mais preparados da região para assumir a condição de município, já que oferecia os serviços básicos à população. Hoje, a comunidade sente os reflexos do lento progresso de uma localidade do interior.
Dos seis distritos do Vale do Rio Pardo que buscavam a emancipação no dia 10 de novembro de 1991, somente Monte Alverne não obteve sucesso. Apenas 25% dos 4,5 mil eleitores votaram pelo Sim, para que o distrito se tornasse independente de Santa Cruz do Sul. Os emancipacionistas dizem que a vitória do Não (71%) ocorreu por influência do prefeito de Santa Cruz na época, Arno Frantz, que era contra o movimento.
Há duas décadas, a comissão emancipacionista era presidida por Augusto Agenor Trevisan. Um novo grupo foi formado em 2001, dessa vez sob a liderança do vereador Alceu Crestani (PSDB). “Depois de 20 anos, vemos o quanto os outros municípios se desenvolveram e o quanto perdemos. Nenhum gostaria de voltar a ser distrito”, avalia Crestani. Para ele, Monte Alverne – o terceiro distrito de Santa Cruz do Sul – e região saíram perdendo com a vitória do Não. Se a emancipação tivesse se concretizado, Crestani aposta que a população teria mais qualidade de vida e estaria mais próxima da administração para fiscalizar as ações do poder público.
O atual vice-presidente da comissão emancipacionista, o comerciante Delsio Meyer, lembra que se fosse comparar os investimentos feitos pela Prefeitura de Santa Cruz no distrito, o valor anual não chegaria a 10% do que equivaleria ao orçamento anual de um município do porte de Monte Alverne. Em Vale do Sol e Sinimbu, por exemplo, os orçamentos variam entre R$ 18 e 20 milhões. Em 1991, a extensão territorial prevista no mapa do distrito santa-cruzense era de 250 quilômetros quadrados. No entanto, a atual área prevista para o mapa para o processo de emancipação – já credenciado no Estado – é de apenas 100 quilômetros quadrados. A diminuição ocorreu devido à saída de algumas localidades, como Alto Paredão, que cogitam a própria independência.
Celular ainda é utopia
A comunicação via telefone é limitada em Monte Alverne, onde só os aparelhos fixos funcionam. A comodidade do celular ainda não chegou por lá, pois não há sinal de telefonia móvel. Conforme os integrantes da comissão emancipacionista, existe uma regulamentação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que determina que 80% da cobertura de uma empresa precisa ser na área urbana do município. Como Monte Alverne é distrito de Santa Cruz do Sul, a situação se complica ainda mais.

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: Monte Alverne: distrito ainda luta por emancipação
Monte Alverne: distrito ainda luta por emancipação
http://img2.blogblog.com/img/video_object.png
http://4.bp.blogspot.com/-rmuJ-6_43r4/TsZw7nHiu-I/AAAAAAAAAt0/q8ZGrqCvYP4/s72-c/313025_montealverne.jpg
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/11/monte-alverne-distrito-ainda-luta-por.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/11/monte-alverne-distrito-ainda-luta-por.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar