Critérios para definir nomes


Na escolha partidária dos candidatos, chances de vitória e negociações políticas pesam mais que a aptidão administrativa.
Eunício disse que é difícil unir experiência administrativa e viabilidade eleitoral nos candidatos
Pouco de um ano antes das eleições, os partidos políticos começam a apresentar nomes para possíveis candidaturas à Prefeitura de Fortaleza. Embora as legendas afirmem se preocupar com a qualidade de seus quadros, na escolha partidária dos candidatos, negociações políticas e chances de vitória contam mais do que a qualificação dos nomes para administrar uma cidade do porte da Capital.
Conforme justificaram as agremiações, para uma boa gestão, muitas vezes a habilidade política é mais importante do que a experiência administrativa. Em geral, dirigentes partidários apontam como requisitos para ser candidato: capacidade de angariar votos, carisma, credibilidade, consonância com as ideias do partido, ficha limpa.
São poucas as legendas que adotam a experiência administrativa como critério fundamental para escolher o nome que poderá administrar o orçamento de R$ 4 bilhões da Capital.
O candidato a prefeito de Fortaleza pelo PSB, por exemplo, precisa estar afinado com o projeto político da legenda para a cidade, ter bom trânsito com outros partidos, inspirar a confiança da população e ter chances reais de ser eleito. O presidente Karlo Kardoso salienta que, mais do que o caráter administrativo, o prefeito da Capital precisa ter habilidade política.
Interesses
Isso porque, explica Kardoso, a construção da cidade é múltipla e o poder é cercado por interesses, o que torna imprescindível ao gestor a habilidade para dialogar e negociar com os mais diversos setores. "Se não tem experiência administrativa, o gestor pode se cercar de bons técnicos. Mas tem que ser um bom político. Tem que saber agregar as forças", salienta.
O PDT deverá adotar critérios parecidos. De acordo com o presidente André Figueiredo, o candidato na Capital precisa ter projeto para a cidade, ser liderança consolidada, ter comprometimento partidário e viabilidade eleitoral. Ele citou como pré-candidatos Heitor Férrer e Ferreira Aragão, avaliando que o fato de os possíveis candidatos não terem experiência administrativa não gera prejuízos. "O importante é ter projeto para a cidade, e o Pacto por Fortaleza vai servir como norte", disse André, acrescentando que o PDT pretende entrar na disputa para ganhar, não fortalecer nomes.
Já o PT, que hoje detém a prefeitura da Capital, acredita que os fatores fundamentais para a escolha do candidato são história política e viabilidade eleitoral. Questionado se a experiência administrativa conta na decisão, o presidente Raimundo Ângelo afirmou que a escolha é política, mas garantiu que os 13 nomes apresentados têm experiência partidária, estando aptos para assumir os cargos.
Assim como os partidos citados, o PCdoB não acredita que a experiência administrativa deva ser fundamental na escolha do candidato. Mas a vice-presidente municipal, Eliana Gomes, pondera que a experiência em mandatos deve pesar na definição. Segundo ela, o candidato do PCdoB precisa estar ter formação partidária e ter experiência em cargos públicos. Eliana também citou como critério o potencial eleitoral, ponderando que esse deve respeitar os demais requisitos. Ela disse que o partido rem procurado sugerir nomes da linha de frente institucional, citando Inácio Arruda.
Diferente dos outros partidos, o PSDB disse que a experiência em administração pública terá um peso significativo na escolha do candidato. Aos critérios a serem adotados, o presidente Marcos Cals adiciona a comprovação de base eleitoral, a ficha limpa, as chances de vitória e o compromisso com o partido para as eleições majoritárias de 2014. Cals é, atualmente, o nome tucano mais cotado para a disputa.
Para o PMDB, o candidato a prefeito de Fortaleza precisa ser ímprobo, ter bom relacionamento político e chance de vitória. O presidente estadual do partido, Eunício Oliveira, disse que a experiência administrativa é importante, mas lamentou a dificuldade de unir todos esses critérios em um nome. Para compensar isso, ele disse que são realizados cursos de gestão pública.
Com informações: Diário do Nordeste

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: Critérios para definir nomes
Critérios para definir nomes
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjfqZk-RhAuelMIXjNd9ZvzhQy10N5qV0jpDmb8eLqg5he4bE0XHKKenrXjKjtJ1xuV7ocDkUNSwpqSCtxidiHSq_mdMmxyHZbGGZAeZyTQOcB6_MRwe_0TkRlx6j1hy0QrmcaUXIMhfQM/s400/euncioccj1.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjfqZk-RhAuelMIXjNd9ZvzhQy10N5qV0jpDmb8eLqg5he4bE0XHKKenrXjKjtJ1xuV7ocDkUNSwpqSCtxidiHSq_mdMmxyHZbGGZAeZyTQOcB6_MRwe_0TkRlx6j1hy0QrmcaUXIMhfQM/s72-c/euncioccj1.jpg
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/11/criterios-para-definir-nomes.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/11/criterios-para-definir-nomes.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar