A arma é sua - Valorize seu voto.


A Lei Ficha Limpa é uma grande pleito da sociedade. Originada em uma iniciativa popular, foi sancionada como Lei Complementar nº. 135, no dia 4 de junho de 2010.
A Lei Ficha Limpa é uma grande pleito da sociedade. Originada em uma iniciativa popular, foi sancionada como Lei Complementar nº. 135, no dia 4 de junho de 2010. A aprovação se deu graças à mobilização de milhões de cidadãos e se tornou um marco fundamental para a democracia e a luta contra a corrupção e a impunidade no Brasil. A Lei proíbe que pessoas com condenações judiciais por órgãos colegiados disputem um cargo eletivo. Trata-se de uma conquista de todo o povo brasileiro. Conquista, que até agora só ficou no papel!
Recentemente, em Brasília, deveria ter sido julgado pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), o pedindo de constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa para as eleições de 2012, porém um pedido de vistas do ministro Joaquim Barbosa, suspendeu temporariamente o julgamento da Lei no STF. A expectativa popular é que a Lei vigore para as próximas eleições municipais. Caso contrário, será injusto para a população ter de novo no poder, como representantes da sociedade, políticos com a ficha suja. Seria uma desmoralização total. Alguns partidos políticos, mais coerentes, anteciparam-se e vetaram a reeleição desses possíveis candidatos. No entanto, vários outros partidos nem sequer cogitam isso.
Em última análise, o Congresso Brasileiro, aprovou a Lei Ficha Limpa, para dizer à sociedade que os políticos estão compromissados com o bem estar da Nação e de seu povo. Não fosse a força dos incautos, dos arrogantes, dos que não respeitam as leis e a sociedade, poderia a Lei recentemente criada servir para impor aos políticos que levantassem templos à virtude e cavassem masmorras para soterrar de vez a corrupção, a imoralidade, o desrespeito e a certeza da impunidade. Mas os políticos de má índole não recuaram. Pelo contrário abriram fogo contra tudo e contra todos. Quantos não são os que tiveram suas candidaturas barradas pelo Tribunal Eleitoral, e que demonstrando nada temerem, mantém suas candidaturas a peso de ouro. Esses candidatos iniciam a campanha corrompendo os corruptíveis e contra atacam a Justiça como se a dizer “somos fortes“.
Esse paradigma tem que acabar, diga não a cultura do individualismo e vote com a consciência tranqüila em candidatos que irão reconhecer os nossos votos, que não custaram qualquer importância e que são votos dados em troca de benefícios coletivos. Não vamos votar em candidatos “Ficha Suja”, que estão buscando na eleição a imunidade parlamentar para que possam mais uma vez burlar a justiça e enganar a sociedade. É melhor dizer não para o amigo que vem pedir o voto negociado, que ouvir não do candidato eleito quando procurado para atender as necessidades do município. O povo precisa de políticos que tragam renovação com visão de desenvolvimento sustentável, projetos coerentes e necessários que atendam aos nossos sonhos e beneficiem toda a população, contribuindo para o desenvolvimento dos valores e virtudes sociais.
Nesta semana, a Assembléia Legislativa do Paraná deu um passo à frente na questão da moralização das funções públicas. Foi aprovado, em segunda discussão, que funcionário de confiança com “Ficha Suja” perderá o cargo. Trata-se de uma ampliação da Lei da Ficha Limpa que começa a vigorar no Paraná e proíbe a ocupação de cargos comissionados no Estado os praticantes de crimes como: contra a fé pública, contra a economia popular, tráfico de entorpecentes ou crimes contra a vida e a dignidade sexual, entre outros delitos.
Sendo assim, independente da decisão dos ministros do STF e em benefício da coletividade, devemos valorizar a força do nosso voto. Numa democracia, votar é uma conquista do povo e deve ser usado com critério e responsabilidade. Votar em qualquer um ou em candidato de passado duvidoso pode ter conseqüências negativas sérias no futuro. É nossa obrigação exercer bem este poder! (Mário Bonatto )

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: A arma é sua - Valorize seu voto.
A arma é sua - Valorize seu voto.
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/11/arma-e-sua-valorize-seu-voto.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/11/arma-e-sua-valorize-seu-voto.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar